De Araguaína – Maju Cotrim

Chegando em Araguaína a visão da entrada já e diferente. Dá pra ver as luzes da cidade parecendo até capital. Num tour de horas pela cidade uma constatação: a segunda maior cidade do Tocantins não se rendeu á Pandemia economicamente e respira ares de obras para todo canto.

Serão investimentos de cerca de R$ 209 milhões até o final do ano, explica o prefeito Wagner Rodrigues. Aliás, ele já tem um apelido na cidade: “o acelerado”. Desde auxiliares diretos a políticos aliados e até empresários Wagner tem sido elogiado pela forma de ser gestor. Wagner já imprimiu seu estilo próprio de governar…não terceiriza decisões e quer quase tudo “pra ontem”.

Mesmo estando anos na administração ele está na sua maior prova de fogo agora como gestor da cidade. Tarefa nada fácil após a repercussão da gestão do seu aliado, Ronaldo Dimas.

O tão esperado Shopping está em construção, Wagner programa ainda a entrega de Estradas e 15 pontes até outubro deste ano.

Obras do Aeroporto e consequentemente o Centro de Canoagem Pedro Quaresma também já estão engatilhados.

A maior obra é a Via Norte que corta toda cidade. A cidade tem ainda 480 casas em obras. A previsão de entregar a primeira etapa da Via Norte é no aniversário da cidade em novembro deste ano.

Outra meta audaciosa: Entregar 5 mil títulos por ano. Andando pela cidade em visita que fiz na semana passada é concreto que Araguaína mantém ativa a transformação e que não abre mão de buscar a retomada da economia após meses difíceis de pandemia e mesmo com a falta de materiais na construção civil. A cidade não quer mesmo nunca mais voltar a ser “buracaína” e isso não e sobre política e sim sobre administração de resultados.

Em exclusiva á Gazeta mês passado, Wagner falou dos efeitos da pandemia e da necessidade do poder público não ser omisso mas mostrou sua visão: “Não é fechamento, não é decreto é a vacina a solução”. Vacina, emprego, obras e apoio a todos os setores é o que todas as cidades precisam.

Araguaína dá exemplo de gestão ao não deixar a peteca cair num momento em que todos os setores e segmentos precisam voltar a pulsar.

“Em Araguaína, mesmo com a pandemia, mantivemos os investimentos em infraestrutura. Isso favorece a circulação de dinheiro na cidade e região, o que gera emprego e renda e aquece a economia local. Quando a covid-19 passar, estaremos preparados para o retorno de todas as atividades e o crescimento sustentável do empreendedorismo, que é nossa vocação”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues ao comentar sobre as obras recentemente.

As obras

Na Saúde, quatro novas UBS (unidades básicas de saúde) têm previsão de iniciar a construção até o fim de maio, no Distrito Novo Horizonte e Setor Raizal. Outros projetos da área que devem ter início neste ano são: novas UBS nos setores Vila Azul e Araguaína Sul e a 2ª Etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado, no Jardim das Flores, ampliando a 1ª Etapa já construída e que hoje serve como hospital de campanha para covid.

Já no Esporte, há previsão de construção da 1ª Etapa do Centro de Canoagem no dia 20 de maio. O novo polo do esporte aquático referência no norte do Tocantins será instalado no Lago Azul, ao lado do Centro Poliesportivo Beira Lago. Além dessa obra, a Prefeitura planeja para 2021 uma nova praça no Setor Nova Araguaína, uma quadra coberta no Setor Barra da Grota, vestiários e arquibancadas na quadra do Distrito Novo Horizonte, campo de futebol no Setor Pontes e mais um complexo esportivo, agora no Jardim das Flores.
 
A Infraestrutura é a área com mais obras planejadas para este ano, com 18 dos 45 projetos. Com a 1ª Etapa da Via Norte já em mais 50% de obra concluída, a 2ª Etapa da avenida também iniciará em maio, para ligar o final da Avenida Amazonas, no Setor Araguaína Sul, até a Avenida Palmas, no Setor Costa Esmeralda. Entre outros destaques para 2021 estão a pavimentação do Monte Sinai, passarelas na Marginal Neblina, qualificação do aeroporto e sete bacias de detenção.

Outras obras

Na Educação, será construída uma nova creche no Setor Maracanã e três escolas têm previsão de retomada ainda neste ano, no Setor Araguaína Sul e nos assentamentos Manoel Alves e Paraíso. Já na Assistência Social é programada a construção de dois centros de convivência, no Setor Costa Esmeralda e no Distrito Novo Horizonte, e ainda um novo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Na área do Turismo, está planejado o início de construção do Parque Baixa Funda, reforma do Espaço Cultural, a 2ª Etapa do Centro de Convenções, a 2ª Etapa do Terminal Rodoviário, o Calçadão da Avenida Cônego João Lima, a reconstrução do Mercado Municipal e a revitalização da Praça das Bandeiras.