Uma operação de combate à pesca predatória apreendeu armas de fogo, 70 kg de peixes, mais de 8 mil metros de redes e um animal silvestre abatido. Conforme o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a ação foi realizada em rios que passam por várias cidades do Tocantins. Os pescados foram doados em comunidades carentes.

A operação Malha Fina começou aconteceu no fim de semana. Durante as abordagens na região de Bernardo Sayão, Juarina e Couto Magalhães os agentes de fiscalização orientaram pescadores a aplicaram uma multa de R$ 2 mi e um termo de apreensão.

Paralelamente, outra equipe percorreu o rio Tocantins e seus afluentes nos perímetros dos municípios de Pedro Afonso, Tupiratins, Palmeirante, Barra do Ouro, Filadélfia e Babaçulândia. Os fiscais abordaram pessoas que estavam pescando e verificaram carteiras de pesca, apetrechos utilizados e tamanho das espécies de peixes capturados.

Durante os trabalhos foram recolhidos 8.300 metros de redes de diversas malhas, quatro espingardas, além dos animais. Os peixes presos às redes e que ainda estavam vivos foram devolvidos para a água.

Os peixes abatidos foram doados à população.

fonte: g1 Tocantins