Da ATM-Maju Cotrim
O encontro partidário do MDB neste dia 8 de julho no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios- ATM em Palmas reúne caravanas e líderes de vários municípios. A legenda é a maior em número de filiados no Tocantins. O evento marca também a posse do novo presidente, deputado federal Alexandre Guimarães.
O auditório da ATM lotou com líderes de vários municípios. Foram homenageados vários nomes da legenda.
O governador do Pará, Helder Barbalho elogiou o governador Wanderlei Barbosa. “Uma importante liderança que aponta os caminhos do Brasil”, afirmou.
Hélder homenageou Marcelo Miranda e falou em sentimento de convergência e de que é possível conciliar. “Este ato só é possível Marcelo pelo seu desprendimento e por entender que todos nós fazemos o MDB. Nós pertencemos ao partido não é ele que nos pertence”, disse.
“O que está acontecendo aqui no Tocantins abre uma janela de exemplo para outros estados para entender que é possível preservar a história e aglutinar o futuro”, disse.
Barbalho relembrou sua amizade com Guimarães e disse que é ele é um homem preparado. “Seu talento, sua disposição, de uma carreira breve mas absolutamente vitoriosa e ascendente”, elogiou.
Jader Filho
O ministro Jader Filho falou em seguida e disse que Guimarães tem o total respaldo. Ele falou das obras para o Tocantins e da previsão de mais de 4 mil casas populares para o Tocantins.
“Ele vai honrar a tradição do partido e fará com que nosso partido continue avançando e crescendo”, disse.
Veja como foram os outros discursos:
O líder do MdB na Câmara Federal, Isnaldo Bulhões falou que a legenda vive uma “Integração geracional que vem dando certo” ao citar a posse de Guimarães.
“É um Choque geracional que traz responsabilidade de ser mantido cada vez mais forte dos que fizeram o grande partido”, disse.
“Não tenho dúvida que o partido continuará crescendo e com a chama acesa”, disse.
Presidente da Assembleia
O presidente da Assembleia Legislativa, Amelio Cayres falou da chegada de Guimarães na política. “O povo entendeu sua missão e principalmente pela forma de fazer política e pela sinceridade”, disse.
“É ruim perder ( disse ao lembrar a saída do Republicanos) mas por uma boa causa… você vai fazer com que o MDB cresça e continua parceiro e amigo do governador um dos mais avaliados pelo Brasil que é o Wanderlei”, disse.
Federais
“MDB quem não foi, é ou será”, disse o deputado federal Ricardo Ayres. Ele disse que o MDB agora renovado tem mais condições ainda de contribuir com o Tocantins.
“Vejo na liderança do Alexandre junto com outros líderes como Marcelo Miranda e Avelino a condição de fazer um MDB grande e maior ainda no Tocantins”, disse.
Eli Borges relembrou os três mandatos no MDB. “O MdB é uma escola da democracia, do respeito e de dignidade do ser humano”, disse. Ele elogiou ainda o ex governador Marcelo Miranda e lembrou outros nomes históricos do partido.
“Estamos em siglas diferentes mas nossa luta pela consolidação dos valores no país e no Tocantins é uma luta irmã”, afirmou.
Em seguida, Lázaro Botelho discursou e disse que o MdB é um partido tradicional importante e parabenizou Guimarães.
O vice governador Laurez Moreira afirmou: “ o MDB Foi sempre a trincheira das pessoas que sempre acreditavam neste país”, disse. Ele destacou que a parceria do MDB e de Guimarães com o governo. O vice falou otimista sobre o crescimento do Tocantins.
O evento
Vários prefeitos compareceram como Celso Morais, que governa Paraíso pelo partido, Carlão de São Félix, também da legenda, Paulinho de Tocantinópolis, Ronivon Maciel e outros.
A movimentação de pré candidatos das maiores cidades foi grande. De Palmas Janad Valcari está presente assim como Júnior Geo. De Gurupi, Eduardo Fortes e Cristiano Pisoni também. Todos, em busca do apoio do partido que tem tempo de Tv e construiu chapas proporcionais nas maiores cidades.
O deputado federal e presidente do MDB Tocantins, Alexandre Guimarães recebeu a militância, mandatários e líderes em geral de todo o Estado para este momento de fortalecimento do partido.
Participam do evento o presidente nacional Baleia Rossi, o ministro Jader Filho, o deputado federal e líder do MDB na Câmara Federal, Isnaldo Bulhões e o governador do Pará, Helder Barbalho.
Guimarães lançou ainda o movimento “Arrocha MDB” para mobilizar as bases do partido em todos os municípios e fortalecer ainda mais a união dos líderes da legenda.