A pandemia por coronavírus (Covid 19) obrigou a população a mudar seus hábitos sociais. A necessidade do distanciamento e a não realização de eventos que promovam aglomerações atingiu diretamente o campo das artes e entretenimento. O setor de eventos foi o primeiro a parar, e provavelmente será um dos últimos a retornar, acarretando em situação de vulnerabilidade econômica os trabalhadores da área.  Tal fato motivou a Fundação Cultural de Palmas (FCP) a lançar o edital, ‘Palmas Curte Arte em Casa’, que vai selecionar projetos artísticos para apresentações online durante o período da pandemia.

O edital tem como objetivos: manter, dentro das possibilidades da atual pandemia, a produção cultural local através de patrocínio público a propostas culturais de artistas de Palmas; prover renda os profissionais das artes e da cultura, no enfrentamento da crise atual, proporcionando mecanismos para que a classe desenvolva seus trabalhos artísticos;  auxiliar os moradores a enfrentar o momento de pandemia em especial atenção à necessidade de isolamento social e quarentena;  dar acesso a população à cultura local, considerando que a arte é fundamental em qualquer etapa da vida humana e se fazem mais necessárias ainda, em momentos de crise.

Leia: Mostra de Cinema reúne obras do audiovisual tocantinense em plataforma online

As propostas de que tratam a presente seleção pública deverão ser inscritas por meio de preenchimento do Formulário de Cadastro de Proposta, através do link https://forms.gle/WeACPWJmoFWGX3W1A.

“A cultura foi um dos setores mais atingidos com a pandemia, com a necessidade de isolamento social e cancelamento de atividades e fechamento de equipamentos culturais. O ‘Palmas Curte Arte em Casa’ surge como instrumento de continuidade da produção cultural na Capital, de provisão de renda para profissionais das artes e, não menos importante, como uma ferramenta de acesso à cultura local e regional, pela população, que deve permanecer em casa, mas que pode usufruir de momentos de acalento, inspiração, contemplação e esperança”, ressalta o presidente da FCP, Giovanni Assis.

O Edital

‘Palmas Curte Arte em Casa’ vai selecionar propostas para produção e exibição via internet, de conteúdo específico artístico cultural inédito, de expressões culturais de todos os gêneros e estilos, com duração entre 30 e 60 minutos, em uma ou várias realizações distintas, com um cachê de R$ 2 mil por projeto. Serão selecionados até 50 projetos, por mês, durante três meses, podendo ser ampliado por igual período, ou revogado a qualquer tempo, a depender do tempo que as restrições ocasionadas pela pandemia perdurar.

Os projetos selecionados serão disponibilizados ao acesso público, online, gratuitamente, conforme cronograma de veiculação que será definido posteriormente pela Fundação Cultural de Palmas. Cada proponente poderá concorrer com até duas propostas.

Todos os detalhes da seleção podem ser conferidos no edital disponível aqui.

As inscrições seguirão o seguinte cronograma:

– De 27 de abril a 04 de maio para projetos a serem executados no primeiro mês;

– De 18 a 25 de maio de 2020 para propostas de projetos a serem executados no segundo mês;

– De 01 a 08 de junho de 2020 para propostas de projetos a serem executados no terceiro mês.

fonte: Secom Palmas

Leia também:

Saúde mental: Psicóloga revela 17 atitudes terapêuticas para ajudar a gerenciar as emoções

Economia: Especialista orienta sobre como famílias podem economizar neste período de pandemia

Dicas Gazeta: Especialista orienta sobre como lidar com a demissão

#FiqueBemEmCasa
#SóNaGazeta
#Arte