Desde a higiene pessoal, como lavar as mãos depois de ir ao banheiro ou antes de manipular alimentos ou das refeições, até a prática de caminhadas ou exercícios físicos, ou evitar hábitos danosos como os vícios, do fumo, bebidas ou qualquer excesso.
Algumas culturas utilizam a alimentação como base para prevenção e equilíbrio entre o corpo a saúde e a mente. Otimizando a alimentação com alimentos que fazem bem a saúde e que previnam doenças.
Ainda existe uma discussão muito grande a respeito da segurança alimentar e o uso medicinal dos alimentos, plantas e ervas curativas. Principalmente em relação a qual é seu real uso e sua posologia, ou seja, quantidade a ser ingerida. Mas também o método de melhor uso. Se é através da fervura, com os chás, se é ingerir crú ou cozido e a que hora é melhor para ser ingerido e com que frequência.
Até lá alguns conhecimentos milenares serão perdidos e outros preservados, alguns estudados e outros transformados em remédio, como a aspirina, que provem da folha de uma planta típica da Amazônia, ou mesmo os anestésicos derivados da xilocaína, que vieram da Bolívia, descobertos pelos Quéchuas, (Incas) que mascavam as folhas de coca (planta que se extrai o medicamento) para aliviar a pressão das montanhas.
Enfim, existem muitos, aliais, quase todos os medicamentos provem da própria natureza, então por que não tirar um bom proveito disto.
Hoje vamos falar sobre os benefícios do gengibre:
Você consome gengibre todos os dias?
Se não, deveria.
Não importa como – chá, na salada, nos sucos -, fará muito bem a você consumir um pouco de gengibre diariamente.
Quer ver?
Aqui estão 20 motivos para consumir gengibre todos os dias:
1. Combate e previne câncer
Se você usar o gengibre em suas refeições diárias, pode ter certeza de que ele vai estar construindo uma proteção natural contra o câncer, é o que dizem diversas pesquisas.
2. Elimina dor, resfriados, gripes e dor de garganta
Ferva 1 l de água e pique dentro um pedaço de 2 cm de gengibre, com casca e tudo. Quando amornar, misture o suco de 1 limão e 1 colherada de mel. Tome como suco, sem requentar, diluindo cada porção em 3 iguais de água. Esse litro deve dar para você tomar durante 3 dias, suficiente para você se sentir melhor, garanto. O gengibre também pode ser mastigado para aliviar a dor de garganta, funciona como anestésico para além do seu efeito curativo.
O gengibre é um analgésico natural, capaz de aliviar dores.
Basta uma xícara de chá ainda em jejum.
3. Acaba com o enjoo
Qualquer incômodo causado por movimentos bruscos, como o enjoo, pode ser combatido com um pouco de gengibre.
4. Ajuda o organismo a absorver nutrientes
Se você está tentando entrar em forma, saiba que essa raiz pode ajudar seu corpo a absorver melhor os suplementos.
O gengibre ajuda a limpar os seios paranasais.
É uma ótima alternativa natural a outros medicamentos.
Ele vai tornar fluida a secreção e desobstruir os seios paranasais.
Beba o chá de gengibre várias vezes por dia.
6. Combate náuseas da gravidez
Gengibre pode ser de grande ajuda se você estiver grávida e tiver problemas com enjoos e náseas.
Beber uma xícara de chá de gengibre pode controlar o problema.
Mas antes converse com seu médico, certo?
7. Ajuda o intestino irritado
Às vezes, o intestino fica irritado e todo o aparelho digestivo sofre.
Recomenda-se mastigar pequenos pedaços de gengibre após as refeições ou tomar uma infusão de gengibre, o que também será ótimo para manter o seu sistema imunológico em alta. Mas, não exagere na quantidade de gengibre pois, você amortecerá sua garganta e acabará ficando rouca, com as cordas vocais meio paralisadas, anestesiadas, enquanto durar o efeito.
8. Previne Alzheimer
O gengibre também pode evitar a perda de células cerebrais, que é um sinal de Alzheimer.
Caso tenha históricos desse mal na família, comece a consumir a raiz o quanto antes.
9. Aumenta o apetite
Se você anda sem vontade de se alimentar, pode contar com o gengibre, pois ele estimula a fome.
10. Combate a azia
O gengibre tende a agir contra a acidez, acabando com azia, sem deixar efeitos colaterais, como muitos remédios fazem.
11. Resolve problema de gases
Se você anda sofrendo com gases, beba uma xícara de chá de gengibre antes de dormir – pois o efeito é potencializado durante a noite.
12. Estabiliza o nível de açúcar no sangue, controla a glicemia e o colesterol
Algumas vezes, o nível de açúcar é instável, o que é prejudicial à saúde.
Com a quantidade certa de glicose no corpo, podemos ficar em forma e com energia ao longo do dia.
Para a glicemia, acrescente de 2 a 3 g de gengibre em pó aos seus temperos rotineiros, diariamente. Mas, tenha atenção ao controle de glicemia, caso você seja insulinodependentes. Quanto ao colesterol, mantenha seu controle de rotina e converse com seu médico sobre retirar o medicamento químico de controle, se o colesterol total se estabilizar em um nível baixo.
13. Diminui inflamação da artrite
Este é outro benefício do gengibre – combate a inflamação das articulações.
Tudo o que você precisa é tomar o chá ao longo do dia.
14. Alivia sintomas de asma
Não cura a asma, mas reduz os sintomas, o que já é grande coisa, não é?
15. Ajuda a perder peso
O gengibre ajuda a reduzir o acúmulo de gordura.
16. Melhora a circulação
O gengibre abre os poros e melhora a circulação geral do corpo.
17. Revitaliza os músculos cansados
Com a correria do dia, é provável que os músculos fiquem cansados e doloridos.
O gengibre ajuda a recuperar a energia e queimar mais calorias, o que é ótimo se você está tentando perder peso.
A ingestão diária de gengibre, com suas propriedades anti-inflamatórias, tem melhor efeito do que o uso de ibuprofeno ou similar. Experimente.
18. Aumenta o desejo sexual
Se melhora a circulação sanguínea, também melhora o desejo sexual.
Isso serve para ambos os sexos.
Coloque gengibre nas principais refeições do dia.
19. Melhora o hálito
O gengibre melhora o hálito.
Beber chá de gengibre é uma boa escolha depois de consumir alho ou cebola.
20. Combate gripes e resfriados
Se você ficar gripado ou resfriado, o chá de gengibre pode ajudar no processo de cura.
Ele vai melhorar a imunidade, facilitando a recuperação.
O chá de gengibre é muito fácil fazer: basta colocar alguns pedaços da raiz em água fervente e, se desejar, acrescentar um pouco de limão.
Quanto gengibre você deve comer, ao dia?
Se recomenda o consumo até 10 g de raiz fresca de gengibre ou, a metade desta quantidade, se for em pó, divididos em, no mínimo, diárias. Mas, como cada indivíduo é um, e só você pode conhecer seu organismo tão bem quanto o necessário, vá experimentando e buscando a quantidade necessária para seu uso pessoal. Só não exceda o máximo indicado pois que, tudo em excesso faz mal, até o gengibre, gerando azia, reações intestinais ou de pele.
Algumas dicas de como incorporar o gengibre à sua alimentação
1. Na comida
Pode ralar um pouco de gengibre no arroz, macarrão, molhos, carnes, peixe, que vai ficar ótimo, com um sabor refrescante
2. Bolos, biscoitos
A receita eu mando depois, está bem? Me aguarde.
3. Chás, sucos
Basta ralar um pouco, bater junto com a fruta.
4. Óleo e vinagre
Faça seu próprio óleo de gengibre (basta ralar um pouco, uns 2 cm, da raiz fresca, e deixar macerar em ambiente escuro, até o azeite assumir o odor característico) e vinagre temperado com gengibre, para suas saladas e pratos em geral
Gengibre, planta medicinal pertencente à família Zinziberacee, é nativa da Ásia Oriental. Desde Hipócrates a Confúcio, até hoje, tem sido usada em muitas culturas do mundo.
Estudos recentes identificaram o gengibre como um dos alimentos com os mais altos níveis de propriedade anticâncer. E, de fato, o gengibre teria uma função protetora contra tumores, além disso, seria capaz de curar muitas doenças comuns.
Na medicina asiática, o gengibre é considerado uma especiaria “quente”, tanto que na China, a raiz do gengibre é considerada um eficaz tônico Yang, uma espécie de “viagra natural” que serve para reforçar as energias masculinas, do fogo e da vitalidade. De acordo com a farmacopeia chinesa, é um remédio natural contra a fadiga, a fraqueza e a impotência.
Hoje é a especiaria mais cultivada, e é também uma das mais estudadas no mundo. Além de ser um alimento afrodisíaco, entre os seus muitos benefícios destacam-se aqueles para melhorar a digestão, aliviar náuseas, dores musculares e articulares, acelerar a cura em gripes e resfriados. Isso graças ao seu rizoma carnudo que contém ingredientes ativos, tais quais, zingibereno, gingerols e shogaoli, resinas e mucilagens.
Graças a estas propriedades, o gengibre solta um muco e limpa os brônquios, facilitando a respiração. Para este fim, da China para a Birmânia, passando pelas Filipinas, se bebe uma bebida quente preparada com infusão de 5 a 10 minutos de fatias de gengibre com açúcar mascavo.
Graças às suas propriedades termogênicas, o gengibre deixa no corpo uma sensação de calor que, em caso de sentir muito frio, pode vir a ser uma excelente ajuda natural. E este mesmo efeito termogênico também queima calorias. Isto torna-se particularmente adequado para aqueles que desejam perder peso, desde que utilizado no contexto de uma dieta equilibrada. O gengibre ajuda na digestão dos carboidratos e das proteínas, eliminando gases intestinais.
https://youtu.be/1prVpzZDRXo
Na cozinha, se usa o gengibre fresco ou em pó para condimentar sopas, peixes, leguminosas, bolos e biscoitos por causa de seu agradável sabor picantezinho. É utilizado na fabricação de licores, xaropes, cerveja e também pode ser apreciado como fruta cristalizada.
Para tirar todo o proveito dos seus efeitos benéficos, o ideal seria consumir gengibre todos os dias, e para se beneficiar das suas propriedades antináusea e de emagrecimento, simplesmente mastigue um pedaço da raiz fresca algumas vezes durante o dia.
Aqui vão algumas receitas simples para desfrutar desta cura natural:
Suco de maçã e gengibre
Este suco combina as propriedades antioxidantes da maçã às propriedades tônica e estimulante do gengibre. Para preparar um suco centrifugado, use 4 maçãs vermelhas com casca e um pedaço de cerca de 10 cm de gengibre fresco cortado em fatias finas. Depois de centrifugado, coloque a bebida em um copo, adicionando mel a gosto e duas folhinhas de hortelã picadas.
Ponche
Corte um pedaço de gengibre do tamanho de um dedo polegar. Coloque-o no fogo, acrescentando canela, coentro, casca de limão e cravo em 2,5 litros de água por 10-20 minutos. Em seguida, coe o líquido e o adoce com mel.
Xarope caseiro
Ferva em fogo baixo por cerca de 30 minutos em um copo de água duas colheres de chá de gengibre fresco picado. Adicione 120 gr. de açúcar ou mel e cozinhe até que se torne viscoso. Beba em uma colher ou adicione uma colher ao chá.
Contraindicações
Pessoas com hipertireoidismo (por acelerar o metabolismo)
Pessoas com problemas cardíacos, problemas referentes ao sistema nervoso, aos rins e pessoas com alergias, devem consultar um médico antes de consumirem gengibre como remédio natural ou suplementos. O uso excessivo também pode causar problemas digestivos e azia. Apesar de não existirem provas contra o uso durante a gravidez, às mulheres grávidas é recomendado um uso cauteloso.
Como sempre, a Mãe Natureza nos oferece excelentes remédios para o nosso bem-estar.
Importante!
Algumas pessoas não podem consumir gengibre.
Para saber se este é o seu caso, clique AQUI.
Com informações do site curapelanatureza.com.br e do grenme.com.br