Para sequência da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, o Estado do Tocantins receberá, na madrugada desta sexta-feira, 25, mais 56.170 doses de imunizantes contra a doença. Do total esperado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), 27.200 são da CoronaVac/Butantan, 18.720 da Pfizer/Comirnaty e 10.250 da Janssen (Johnson & Johnson).

As remessas fazem parte da 27ª pauta de distribuição, do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) e atenderão os seguintes grupos: a CoronaVac será usada para um ciclo completo do esquema vacinal (D1 e D2) dos trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores da Educação do ensino básico e superior e para forças de segurança, salvamento e forças armadas; a Pfizer será aplicada em D1, de pessoas com comorbidades e deficiência permanente, gestante e puérpera com comorbidades e trabalhadores de Saúde; já a Janssen atenderá em dose única, pessoas com comorbidades e deficiência permanente.

Os municípios devem observar a Nota Técnica 11/2021/SES/GASEC, divulgada pela Gestão Estadual, com orientações sobre a vacinação. “Os municípios que já completaram o esquema vacinal dos grupos prioritários elencados acima e possuem primeiras doses (D1) em estoque devem seguir ampliação da vacinação com novos grupos, conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde (MS)”, afirmou a Superintende de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, acrescentando que “a vacinação da população em geral será escalonada por faixa etária de forma decrescente, iniciando em 59 anos até os 18 anos, após ser submetida à aprovação nos Conselhos Municipais de Saúde”.

Segundo titular da SES, Dr. Edgar Tollini, a incorporação de mais um imunizante, na Campanha Nacional é positiva. “A ampliação deste portfólio de vacinas disponíveis no país, com a chegada da Janssem, colabora para que tenhamos um controle mais rápido sobre a doença. Contudo, vale lembrar que todos os cuidados como higienização das mãos, o uso das máscaras e o distanciamento social ainda devem ser seguidos, inclusive por quem já foi imunizado”, destacou.

A Gerência de Imunização da SES já tem plano para agilizar a distribuição dos imunizantes. “Nossa equipe está preparada para realizar de forma ágil e precisa o processo de conferência e distribuição das doses, para que cheguem o mais rápido possível aos cidadãos e cidadãs que ainda esperam pela vacinação”, afirmou a responsável pelo setor, Diandra Sena, acrescentando que as datas de entrega serão amplamente divulgadas nos canais oficiais da Pasta.

As vacinas CoronaVac deverão ser distribuídas para os 139 municípios, as doses da Pfizer para os municípios que já realizam a aplicação (Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Araguaína e Gurupi) e as da Janssen para Palmas, Araguaína e Gurupi. “Lembrando que a distribuição é feita de forma proporcional ao público alvo, determinado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO), o qual toma por base a população dos municípios e, também, os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde”, enfatizou Diandra.

Vacinômetro

Até esta quinta-feira, 24, o Tocantins já recebeu 759.400 doses de vacinas contra a Covid-19, das quais 668.596 já foram distribuídas aos 139 municípios. Deste total, 531.129 já foram aplicadas, sendo 389.974, em D1 e 141.155, em D2, o que correspondem a 24,52% e 8,88% da população, respectivamente. Mais informações sobre o processo de vacinação no Estado podem ser acessadas no http://integra.saude.to.gov.br/covid19/Vacinometro.

Dados epidemiológicos

O 466º Boletim Epidemiológico da Covid-19 no Tocantins, divulgado nesta quinta-feira, 24, aponta que atualmente, o Tocantins contabiliza 578.763 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 194.988 casos confirmados. Destes, 175.381 estão recuperados, 16.459 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 3.148 foram a óbito.