A Lei determina esclarecimentos sobre a doença, importância do diagnóstico precoce e orientações aos familiares

Legenda: Projeto de Lei de Claudia Lelis foi aprovado durante sessão plenária nesta quarta-feira,06 – Foto: Clayton Cristus.

 

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira,06, projeto de lei da deputada estadual Cláudia Lelis (PV) que institui a Semana Estadual de Apoio aos Portadores de Doença de Alzheimer. A proposta tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelos pacientes e seus familiares, bem como fomentar o apoio e o acesso a informações relevantes sobre o tratamento e os cuidados necessários.

A deputada Claudia Lelis, que tem uma atuação grande na proteção e defesa da pessoa idosa, destacou a importância dessa iniciativa para a população tocantinense. “A doença de Alzheimer não afeta apenas quem é diagnosticado, ela impacta familiares, cuidadores e toda a rede de apoio. Precisamos fortalecer políticas de amparo, trazendo o poder público para perto dessas pessoas”, afirmou Lelis durante a sessão de votação.

 

Projeto de Lei

 

A Semana Estadual de Apoio aos Portadores de Doença de Alzheimer contará com diversas atividades, incluindo palestras, workshops, campanhas de divulgação e ações voltadas para a capacitação de cuidadores e profissionais de saúde. A programação busca também oferecer suporte emocional para familiares e incentivar o diagnóstico precoce, uma das chaves para o tratamento mais eficaz da doença.

O projeto aprovado traz pontos relacionados para as necessidades do diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, como esclarecer a população sobre a importância do apoio aos portadores da doença e divulgar informações sobre os problemas que os acometem.

O PL também propõe que pessoas com sintomas da doença de Alzheimer deverão receber atendimento prioritário em qualquer unidade da rede estadual de saúde, a fim de obter o devido diagnóstico e iniciar o tratamento.

A semana prevê a realização de atividades como palestras e workshops para esclarecer a comunidade sobre as causas da doença e os tratamentos disponíveis, seminários e encontros para troca de experiências e informações entre familiares, responsáveis e cuidadores de pessoas com Alzheimer, além de campanhas educativas para conscientizar a população sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com a doença e seus familiares.