Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

A ordem de serviço para dar início à construção da Unidade de Tratamento Penal de Cariri (UTPC) foi assinada nesta quarta-feira, 30, em Cariri do Tocantins, região sul do Estado. De acordo com as informações da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), cerca de R$ 32  milhões serão investidos na obra.

A empresa que ganhou a licitação é a Verdi Sistemas Construtivos LDTA que tem a partir de agora, dez dias para montar o canteiro de obras. O prazo para a entrega está previsto para dezembro de 2018 e a unidade deve contar com 576 vagas.

O dinheiro que será utilizado na construção desta nova unidade prisional é do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) via transferência para o Fundo Penitenciário Estadual (Funpes), não podendo ser usado para qualquer outro fim.

O obra será feita pelo sistema modular, que é um tipo de construção alternativa para situações que necessitam de uma estrutura montada em um curto prazo de tempo, onde deve atender aos requisitos exigidos pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e será construído próximo ao Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA).

Já na próxima semana, será assinada a ordem de serviço para a construção do Completo Prisional Serra do Carmo, no município de Aparecida do Rio Negro, na região central do Tocantins. As obras vão custar R$ 34 milhões, destinados pelo Depen através do Ministério Extraordinário da Segurança Pública. A empresa responsável será a OIKOS Construções LTDA e a unidade disponibilizará 603 vagas.