Na madrugada da quinta-feira, 21, por volta de uma hora da manhã, o acampamento/assentamento do Sem Terra do Movimento Sem Terra, Clodomir Santos de Morais,situado no município de Ipueiras/TO, foi atacado por homens  não identificados que atearam fogo nas estruturas sociais/coletiva da acampamento, destruindo assim a biblioteca da escola com onde se encontrava móveis e vários livros, a casa da cozinha coletiva, a casa do poço/cisterna, casa do almoxarifado, e o salão-barracão de reuniões comunitárias, quanto à estrutura da escola composta por  quatros salas de aula, sofreu sérios danos em suas estruturas de sustentação.

 

Os demais espaçosda área social foram totalmente destruídos pelo incêndio que teria sido propositalmente planejado e executado. O incêndio destruiu diversos equipamentos e utensílios de cozinha como diversas panelas, pratos, talheres, mangueiras de irrigação, ferramentas de trabalho, bancos de assento entre outros.

Segundo indícios aparentes identificados in-loco, os incendiários  arrebentaram o cadeado que dá acesso ao interior da área do acampamento/assentamento,e efetuarem o atentando. Nesta mesma área, em outros mementos (2017 a 2019), ocorreram outros ataques dessa natureza.

No momento, o Movimento Sem Terra analisa que dada ao histórico de criminalização social existente contra os movimentos sociais e a conjuntura política atualmente vivenciada nos tempos atuais, chama atenção para que todas as suas áreas de acampamentos do MST no Estado do Tocantins, fiquem sempre em alerta, pois algo dessa natureza e de outras formas, podem acontecerem a qualquer momento.

O movimento afirma que vai continuar lutando e resistindo pela conquista definitiva da terra.

“Quanto a esse ataque, exigimos que as autoridades tomem as devidas providências, encontrem os elementos causadores dessa tragédia e que seja justiça seja feita. Queremos apenas trabalhar, produzir e vivermos em paz na terra, lutando para ter acesso a todos os direitos básicos que a nossa Constituição Federal nos permite”,informou o movimento.