Em alusão ao Dia do Jornalista, celebrado anualmente em 7 de abril, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e deputado estadual, Amélio Cayres (Republicanos), apresentou, em Sessão Ordinária nesta terça-feira, 9, Projeto de Resolução que institui a Sala de Imprensa Otávio Barros, no Plenário da Casa de Leis.
A Sala de Imprensa Otávio Barros é destinada aos profissionais de comunicação da Assembleia, aos assessores dos parlamentares, bem como aos demais meios de comunicação que cobrem eventos na Aleto.
“O trabalho dos jornalistas é essencial para manter a população informada sobre o que fazemos na Aleto em benefício da sociedade, então nada mais justo que homenagear esses profissionais que colaboram e trabalham ao nosso lado diariamente, além de também relembrar aqueles que vieram antes e contribuíram de forma pioneira para a Comunicação no Tocantins, como é o caso do jornalista e escritor Otávio Barros que deixou um grande legado”, explicou Amélio Cayres.
Para a diretora de Área de Comunicação e Publicidade da Aleto, jornalista Wanja Nóbrega, esta iniciativa atende a um pedido da Categoria. “Esta foi uma reivindicação dos próprios jornalistas, que procuraram a Diretoria de Comunicação e, conversando com profissionais da área, a maioria indicou o jornalista Otávio Barros, primeiro por ser considerado o “pai do jornalismo tocantinense”, uma vez que ainda na década de 80, ele já defendia a criação do Tocantins. Paralelo a isso, o Otávio Barros foi um grande pesquisador e escritor, com livros publicados sobre a história da imprensa tocantinense, sobre a própria história de formação do Tocantins e, quando ele faleceu, já tinha estruturado o esqueleto de um livro sobre a história do parlamento tocantinense”, ressaltou a diretora.
“Neste sentido, essa é uma maneira da Aleto reconhecer e homenagear a importância do jornalista Otávio Barros para a Aleto e para o Estado, já que ele inspirou, inclusive, aquele bom e velho jornalista que gosta de escrever, sabe escrever e contextualizar uma história, além de ser extremamente importante para que as novas gerações, para que os novos jornalistas também conheçam a história da formação do Jornalismo no nosso Tocantins”, completou Wanja.
Perfil
Otávio Barros (1941-2022) foi um jornalista pioneiro do Tocantins, bem como autor de diversas obras sobre a história da imprensa tocantinense e sobre a formação do Estado.
O homenageado atuou como jornalista em diversos veículos regionais, além de fundar o próprio jornal impresso “O Estado do Tocantins”, defendendo a criação do Tocantins, ainda na década de 80, com publicações tratando o então norte goiano já como Tocantins, quando esta ainda era uma luta em andamento.
Também escreveu algumas das primeiras e mais completas obras sobre a história de formação do Tocantins, história da imprensa, dentre outros. O escritor foi membro da Academia Tocantinense de Letras e, em 2002, foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito do Tocantins no grau comendador, pelo Governo do Estado.