Atletas de várias regiões do Estado disputam finais dos Jets e Parajets

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 24/06/2017

Última atualização em 26/08/2019 11:22

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Palmas recebe cerca de 750 alunos atletas de várias regiões do Estado, a partir desta sexta-feira-feira, 23, para as finais estaduais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). Além de uma competição, o evento esportivo desenvolve nos alunos/atletas conceitos como companheirismo, solidariedade, inclusão e respeito ao próximo.

unnamed (42)

As finais das modalidades individuais dos Jogos já começaram com as disputas de Tênis de Mesa e Ginástica Rítmica. As competições seguem durante o final de semana e terminam no domingo, com os atletas classificados para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), maior competição escolar do Brasil, que neste ano será realizada em Curitiba-PR (12 a 14 anos) e em Brasília-DF (15 a 17 anos).

Entre os competidores e educadores que acompanham os Jets e os Parajets, a avaliação é que os Jogos ultrapassam os locais de competição e promovem a cultura do esporte com atividades interdisciplinares.

Nesta primeira fase das finais, são disputadas as modalidades individuais dos Jogos. Entre essas modalidades estão o Tênis de Mesa, a Ginástica Rítmica, Atletismo, Ciclismo, Natação, Judô, Vôlei de Praia e Xadrez. Já nos Jogos Estudantis Paradesportivos, as modalidades são o Atletismo, a Bocha Paralímpica e o Tênis de Mesa adaptado.

Para Luiz Fernando Martins, 15 anos, aluno da Apae de Palmas, que vai competir nas provas de 100m e Arremesso de Peso no Atletismo,  a satisfação é grande por estar no evento. “Estou feliz em participar dessa competição, vou conhecer muitos outros colegas e isso é muito bom”, disse.

Soraia Maria Tomaz é professora de Educação Física e uma das idealizadoras dos Parajets. Segundo a educadora, a inclusão das pessoas com deficiência representa conquista social e interação. “Os Parajets dão oportunidades para as pessoas com deficiência participarem da prática esportiva como qualquer outra pessoa e garante a inclusão delas por meio do paradesporto. É fundamental que esses garotos vivenciem a emoção de uma competição, conheçam outros colegas. A superação de um competidor pode fortalecer seu adversário na busca por sua realização e maior independência”, pontuou.

Jets e Parajets

Os Jogos Estudantis do Tocantins e os Jogos Estudantis Paradesportivos são uma realização da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e reúnem anualmente alunos/atletas de todos os municípios tocantinenses em etapas internas, municipais, regionais e nas finais estaduais. As competições ainda classificam alunos e equipes para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e para as Paralimpíadas Escolares Brasileiras – que reúnem paratletas escolares de todo o País.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]