O estado do Tocantins possui uma grande diversidade de atrativos naturais formados por cenários de grande beleza cênica, localizados nas Unidades de Conservação (UCs). Motivos pelos quais o Estado é muito procurado para produções comerciais como reality show, documentários, filmes e demais locações para as mais diversas finalidades.

O Parque Estadual do Jalapão (PEJ) é um dos locais de maior procura, devido a cenários únicos como as dunas, a serra de Espírito Santo com sua baixa densidade demográfica, que proporciona condições diferenciadas para produções de imagens de amplo horizonte. Tudo isso, aliado às condições técnicas, favorece produções ideais, pois poucos são os riscos sobre os fatores climáticos como luz e chuva. Aspectos que têm fascinado produtores nacionais e internacionais.

Como órgão ambiental responsável pela gestão das UCs, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), controla e monitora todas as solicitações de autorização de Uso de Imagem nas Unidades através de Instrução Normativa, que regulamenta o uso de imagens, dos bens ambientais incluídos e do seu patrimônio, bem como a elaboração de produtos, subprodutos e serviços obtidos ou desenvolvidos a partir dos recursos naturais, biológicos, cênicos, culturais ou da exploração da imagem das Unidades de Conservação, independentemente de fim comercial.

Dentre as produções já realizadas podemos citar desde trabalhos de fotógrafos de eventos como casamentos e imagens de natureza, documentários, programas de Televisão realizados por emissoras como a Rede Globo, SBT e Record. E longa metragens, como Deus é Brasileiro e O nome da Morte, Reality Show, a exemplo do Survivor Jalapão, Dual Survival e Desafio em dose dupla, além de muitas peças publicitárias com fins comerciais.

Discovery Channel

Em se tratando de produtoras nacionais estão a produtora de vídeo tocantinense BR 153 e as cariocas TV Zero e a Camelo Produções. Como veículos internacionais a BBC e Discovery Channel, também realizaram locações no PEJ. Uma das produções mais recentes foi realizada pela Discovery Channel, quando no período de 12 a 22 de junho deste ano, foi gravado o reality Dual Survival no Parque Estadual do Jalapão.

Conforme o gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Marcelo Henrique Costa Rodrigues, estas produções são importantes não só para as Unidades de Conservação, mas como para toda a região, já que incrementa a economia local, movimentando a rede hoteleira, restaurantes, postos de combustíveis e até mesmo a comunidade local, que acaba por participar direta e indiretamente das filmagens. “Estamos cuidando para que estas produções aconteçam de maneira ordenada e que as mesmas deixem o máximo de legado positivo à região”, disse.

O gerente do Naturatins continua. “É fato que o Tocantins tem se destacado e tem chamado muita atenção dos profissionais desta área, temos certeza que ainda vamos receber muitas produções nacionais e internacionais ainda esse ano”, declara o gerente.

Autorização de Imagem

De acordo com a legislação nacional, o Naturatins regulamentou o uso da imagem nas UCs e também orienta aos veículos de comunicação e produtoras de imagens e vídeo documentários que pretendem realizar produções nas áreas que compreendem as Unidades de Conservação do Tocantins, que busquem a instituição para obterem informação e a autorização prévias para as devidas locações.

O órgão ambiental esclarece que para tais locações é necessário cumprir exigências da Instrução Normativa do Naturatins Nº 01/15, também informa que segue as orientações do Decreto Nº 4.340/02, que regulamenta artigos da Lei Nº 9.985/00, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O artigo 27, por exemplo, enfatiza que o uso de imagens de Unidades de Conservação com finalidade comercial será cobrado conforme estabelecido em ato administrativo pelo órgão executor. No seu parágrafo único ressalta, quando a finalidade do uso de imagem for preponderantemente científica, educativa ou cultural, o uso será gratuito.

Assessoria de Comunicação