Durante a audiência pública nesta terca-feira,11, para discutir o uso sustentável do rio Azuis, em Aurora do Tocantins, região sudeste, na comissão de Minas, Energia, Meio Ambiente e Turismo, na Assembleia Legislativa, a deputada e presidente da comissão, Claudia Lelis (PV) defendeu agilidade na regularização fundiária da área.
 
Segundo a deputada esse é um dos maiores problemas enfrentados e que a partir dessa regularização as ações para cumprimento das leis ambientais serão mais rápidas.

A audiência foi um requerimento do deputado estadual, Léo Barboza (Solidariedade), e contou com representantes do Governo do Estado, prefeitura de Aurora, Combinado, moradores da região e representantes dos comerciantes e do advogado da proprietária do terreno onde se localiza o atrativo, entre outros. S
 
Claudia Lelis fez questão de afirmar aos participantes da audiência, “não temos nenhum interesse em dificultar a atividade comercial de ninguém na região, pelo contrário, desejamos é estruturar o turismo na região. Mas, queremos sim, que as regras sejam cumpridas, as leis ambientais sejam respeitadas, porque é somente assim que esse atrativo, e tantos outros que existem naquela região sudeste serão preservados”, reforçou Lelis.
 
A deputada pevista também anunciou para o prefeito de Aurora, Aloilson Cardoso(Caçula), que irá destinar emenda parlamentar para construção do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), um pedido que o prefeito fez ao parlamentares na audiência.

“ Vou destinar recursos para o CAT porque tenho certeza que irá beneficiar toda região, pois o turismo está cada vez mais forte na região Sudeste e um CAT é fundamental para receber, atender e ajudar ao turista”, defendeu Lélis.
 
Entre as deliberações da audiência está a criação de uma comissão mista com parlamentares e representes do poderes judiciário e executivo, prefeitura de Aurora, e representantes do comerciantes e associações de moradores para realizar estudos para regularização fundiária na área do termo onde se encontra o rio Azuis. 

Também ficou agendada uma visita de uma comissão de parlamentares ao atrativo turístico juntamente com poder judiciário, previamente agendada para o dia 6 de marco.

fonte: Assessoria