Equipe Gazeta do Cerrado

Nesta sexta-feira, 18, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, juntamente com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, as bancadas federal e estadual dos dois estados, debatem com prefeitos, empresários, representantes indígenas e a comunidade, em Gurupi, a construção da Rodovia Transbananal.

A audiência é resultado de aprovação do requerimento da senadora Kátia Abreu, do Tocantins. O vice-líder do presidente Jair Bolsonaro no Senado, Eduardo Gomes também estará presente.

A Audiência Pública, que será realizada pelo Senado Federal, ocorrerá às 9 horas, no Centro de Convenções Mauro Cunha, em Gurupi.

A rodovia, antiga reivindicação do dois estados, ligará o Tocantins ao Mato Grosso, complementando o traçado da BR-242, passando pela Ilha do Bananal, em um trecho de aproximadamente 90 quilômetros.

A Gazeta apurou que praticamente todos os prefeitos da região sul do Tocantins e do Vale do Araguaia devem participar.

Carlesse vem fazendo uma mobilização junto a líderes indígenas. Ele recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira, o Cacique Micael Javaés, aldeia Boa esperança, o Presidente da Câmara de Formoso do Araguaia-TO, Robson Javaes, o Cacique Paulinho, Jr Veras de formoso, cacique Ixati, e demais lideranças indígenas da região.


Estão confirmados ainda o Presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) – Marcelo Augusto Xavier, o Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim e o Procurador Álvaro Manzano, da Procuradoria da República no Tocantins.