Acompanhando o Governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB) e prefeitos do Tocantins, a bancada tocantinense do Congresso Nacional, participou na tarde desta terça-feira,14, de uma audiência com o Ministro dos Transportes, Mauricio Quintella, para tratar várias demandas do Estado como; a Concessão para a duplicação da BR 153, a construção da BR242 no trecho de Travessia da Ilha do Bananal e a conclusão do trecho Taguatinga, Conceição e Paranã e ainda, o processo licitatório da Ponte de Xambioá e a situação dos Aeroportos de Gurupi, Araguaína e Mateiros dentre outros assuntos.
De acordo com a deputada federal Josi Nunes(PMDB) sobre a concessão para a duplicação da BR153, o Ministro informou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve homologar a caducidade para a realização de uma nova licitação. “O Ministro nos informou que o Governo fez de tudo para salvar a concessão da empresa (Galvão), mas não houve sucesso. Desta forma, o processo de homologação da caducidade está na procuradoria da ANTT. A previsão é de que dentro de 15 dias a Agência deve dar um parecer sobre a homologação da caducidade. Só após essa homologação, que o Governo poderá fazer uma nova licitação e o Dnit poderá então, assumir a manutenção do trecho da BR153 que vai de Anápolis (GO) a Aliança (TO) ” , explicou Josi.
Já sobre a conclusão da BR242 no trecho Taguatinga , Conceição e Paranã, conforme a deputada, a informação passada é de que a obra já foi contratada e está sendo executada. “Falta um processo de licitação para a construção de uma ponte no Rio Arraias, mas o Ministro ficou de analisar e adiantar este processo”, acrescentou a parlamentar.
No que tange a Travessia da Ilha do Bananal, Josi salienta que o assunto será tratado posteriormente em audiência na Funai, por se tratar de terras indígenas.
Aeroportos/ Ponte de Xambioá
Ainda segundo a deputada Josi Nunes, sobre a situação dos aeroportos de Araguaína, Gurupi e Mateiros, foi informado que o de Araguaína será o primeiro aeroporto a ser concluído pelo Ministério dos Transportes. “Araguaína está bem avançado. Já no caso do aeroporto de Gurupi, o projeto termina este ano para ser licitado em 2018, e o aeroporto de Mateiros está em fase de análise e estudo preliminar”, completou.
Sobre a Ponte de Xambioá, Josi ressalta que o processo licitatório está adiantado. “Existe o recurso que nós colocamos na emenda de bancada e, é uma das prioridades do Governo Federal”, reforçou a pemedebista.
Outras Demandas
Durante a audiência, outras demandas foram apresentadas pelos prefeitos do Estado. O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, solicitou a federalização da TO que corresponde ao trecho que vai de Filadélfia a Araguaína.
O Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, solicitou agilidade na duplicação da BR 153 e do Anel Viário que vai ligar a BR 153 ao Polo de Cargas da Ferrovia Norte -Sul.
Já o Prefeito de Paraíso, Moises Avelino, pediu ao Ministro a duplicação da travessia urbana no trecho da BR 153 de paraíso.