Durante reunião entre a secretária municipal de Educação, Cleizenir dos Santos, e equipe de gestores educacionais na tarde desta segunda-feira, 17, foi definida a data de 31 de maio para o possível retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. A efetivação da medida na data prevista segue às orientações do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19) e a evolução do cenário epidemiológico da Covid-19.

O retorno das aulas no formato híbrido é norteado pelo Plano de Retomada das aulas 2021, que estabelece entre outras orientações, a ocupação do espaço das escolas por 50% dos alunos matriculados como uma das medidas de prevenção à propagação do vírus.

As turmas que iniciarão o processo gradativo da retomada presencial são as de 1º ao 5º ano, em virtude da maior necessidade da presença física do professor nos anos de alfabetização e letramento.

“As turmas do 6º ao 9º ano dispõem de mais habilidades e conhecimentos que propiciam o acompanhamento das atividades na ferramenta Palmas Home School com desenvoltura, por isso vamos priorizar a presença dos professores nas turmas iniciais”, explicou a secretária.

As escolas de tempo parcial continuarão atendendo nos dois turnos. Os alunos das escolas de tempo integral terão suas aulas do núcleo comum em tempo parcial no período matutino, sendo que as aulas da parte diversificada serão por meio da ferramenta Palmas Home School e/ou bloco impresso.

A portaria Semed 0039, de 21 de fevereiro de 2021, que torna oficial o Plano de Ação de Retomada das Atividades Escolares 2021, adota outras providências como a definição do Calendário Escolar 2021 da rede municipal de ensino de Palmas enquanto durar a pandemia do coronavírus.

Fonte – Secom Palmas