Vestidos de palhaços e usando “pernas de pau”, integrantes do grupo cultural Nupops fizeram uma abordagem divertida e conversaram sobre HIV/Aids com as pessoas que caminhavam pela Avenida Tocantins, em Taquaralto, na manhã deste dia 1º de dezembro, Dia Internacional da Luta contra a Aids. O objetivo da ação é alertar a população sobre as formas de transmissão e também foi abordado sobre o preconceito sofrido pelos portadores da doença.

Marcha contra Aids. RR 01.12.16 (3)

Para a gerente de Políticas em Saúde, Veruska Veras, é uma forma diferente de conversar sobre um tema tão importante. “Estamos convidando as pessoas a fazer o teste rápido nos Centros de Saúde da Comunidade e também explicando sobre o tratamento e a prevenção à esta doença”, afirmou.

A auxiliar de lavanderia, Raimunda de Sousa, de 50 anos, aprovou a forma irreverente do grupo. “Eu gostei muito, eles são alegres, bonitos e nos aconselham a se cuidar, né?! Isso é muito bom”, destacou dona Raimunda.

Durante todo o mês de dezembro as testagens rápidas serão intensificas nos Centros de Saúde da Comunidade e no Núcleo Henfil. Nestes locais também são distribuídas camisinhas masculinas/femininas e lubrificantes íntimos.

Tratamento 

O tratamento da doença é realizado no Henfil e é disponibilizado gratuitamente, como benefício à expectativa e qualidade de vida do indivíduo, que tornam-se praticamente as mesmas de indivíduos não portadores. Ao mesmo tempo em que a probabilidade da transmissão é diminuída significativamente.

Saiba mais

Casos de HIV/AIDS – Palmas 

2015 – 85

2016 – 97

 

Total de casos em Palmas – 760, entretanto o Ministério da Saúde estima que há mais 690 ainda não diagnosticados.

Do total, existem 4,3 homens para cada mulher diagnosticada. Dos homens 59,4% são homossexuais.