O período de quarenta dias que antecede a Páscoa, celebração Católica, conhecida como a quaresma, tem reflexos não apenas dentro das igrejas com os religiosos, mas também na gastronomia.
Isso porque durante as semanas em que precedem o feriado, muitos fiéis decidem abrir mão de comer carne como forma de penitência, o que acaba gerando uma procura maior por alimentos e pratos vegetarianos ou com opções que incluem frutos do mar e carne branca no lugar da carne vermelha. Além disso, o chocolate também passa a ser mais procurado nesta época, na forma de ovos de Páscoa.
A demanda é sentida por quem trabalha com comida. Segundo informações da empresa de delivery Tonolucro, os usuários do aplicativo já começaram a solicitar, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), mais opções de produtos com carne branca ou sem nenhuma proteína animal e claro, mais opções com chocolate.
Segundo Felipi Teixeira, gerente de marketing, a empresa estimula os estabelecimentos a se prepararem para a data, já que a Páscoa é conhecidamente uma época em que o consumo de peixes, aves e doces aumentam em todo o país.
“Estimulamos os parceiros a produzirem produtos específicos para estas datas e divulgamos nas nossas redes sociais e no próprio aplicativo com peças temáticas. Já começamos o contato para afinar a estratégia de divulgação e saber o que eles estão preparando para este período”, conta Felipi.
Atualmente, segundo a empresa, mais de 30 estabelecimentos já oferecem opções neste sentido. E o período de renúncia, que começa depois da quarta-feira de cinzas e vai até o sábado de aleluia, véspera da Páscoa, é, não apenas um momento de reflexão para os fiéis, mas uma chance para o mercado estimular o consumo de produtos específicos e fazer com que pratos, que muitas vezes são preferidos pelos clientes, possam se tornar novos queridinhos no delivery.
“Além de valorizar e respeitar esta cultura, entendemos que é uma oportunidade dos estabelecimentos parceiros fidelizarem clientes, alavancarem as vendas, o que, consequentemente, reflete na gente também”, explica.
Sem carne
Nessa pegada, o restaurante Queen Mix, especializado em massas preparou dois pratos especiais para oferecer durante o período da quaresma. Penne ao molho Alfredo com camarões e Escondidinho de salmão foram os escolhidos pela empresária Tallyane Lima Vieira. Ela acredita que além de respeitar a tradição com opções de pratos sem carne vermelha, a época é perfeita para aproveitar com a família.
“Todos os pratos que oferecemos são tamanho família, de 500 gramas. Pensei em pratos práticos que os clientes podem se reunir e comemorar essa data sem ir pra cozinha ou até mesmo (juntar as panelas) a gente sabe que isso costuma acontecer muito nessas datas. Tentei também otimizar com os ingredientes que já uso no dia a dia do restaurante, que não estão incluídos no cardápio do aplicativo, também buscando não ter perda”, pontua.
Chocolate
E para os fãs de doces, o que não faltam são opções que envolvem o coelhinho. A empresária Kananda Gomes, da Casa Jacar, conta que a Páscoa e o Natal são as épocas do ano em que os doces são mais procurados. Para este feriado, ela disse que está oferecendo os ovos de colher, trufados especiais e ainda artigos de chocolate, com decoração temática e embalagens de Páscoa, como macarons e balas de coco.
Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796