Os videogames continuam a ser um componente considerável da indústria do entretenimento desde que ganharam popularidade no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

Quando o dispositivo que é considerado o primeiro jogo eletrônico da história foi desenvolvido, ainda nos anos 1950, ninguém poderia imaginar que isso daria origem a uma indústria que geraria bilhões de dólares em receitas mais de cinquenta anos depois.

Os videogames, sem dúvida, têm uma das maiores bases de fãs da indústria do entretenimento, e o que antes era visto como uma atividade solitária e reclusa evoluiu para um meio poderoso que deu origem a novas profissões e negócios.

Além disso, os games mudaram significativamente nas últimas décadas como resultado de novas tecnologias e tendências de jogos, mas a necessidade dos jogadores por experiências de jogo únicas permaneceu consistente. Consequentemente, os desenvolvedores de jogos inovam continuamente a maneira como jogamos videogames, quebrando barreiras para nos trazer novas abordagens e experiências.

Sem dúvida, o setor foi o que mais lucrou com as melhorias tecnológicas e, nos últimos anos, novos dispositivos, equipamentos mais sofisticados e plataformas inovadoras causaram enormes mudanças no negócio. Os fabricantes de videogames produzem novas experiências de jogo e oferecem aos jogadores mais alternativas de entretenimento online a cada novo avanço tecnológico.

 

Tecnologias móveis

Os jogos de celular eram uma ideia inovadora quando o Hagenuk MT-2000 foi lançado em 1994 com uma versão do clássico Tetris pré-instalada. Usar um celular para jogar era no mínimo estranho, dado o nível de tecnologia móvel da época.

Três anos depois, a Nokia lançou uma linha de telefones celulares com uma cópia pré-instalada do jogo Snake, que se tornou uma sensação global e catapultou a Nokia para o topo do mercado, com mais de 350 milhões de celulares em todo o mundo contendo o jogo.

Uma nova era de jogos para celular começou no final dos anos 2000 com o lançamento da linguagem de programação HTML5, que permitiu que os desenvolvedores criassem novas plataformas e jogos que pudessem ser jogados em múltiplos dispositivos.

Com os desenvolvedores promovendo cada vez mais dispositivos iOS e Android e lançando novos jogos regularmente, os jogos para celular agora representam uma parcela considerável do mercado de videogames. Jogos casuais como Candy Crush ainda são muito populares, enquanto jogos para celular como Garena Free Fire, Arena of Valor e PUBG Mobile são disputados em centenas de ligas e torneios de e-sports.

Os avanços dos jogos móveis também podem ser vistos no setor dos esportes da mente online, com os dispositivos móveis desempenhando um papel importante na popularização deste setor. À medida que o número de smartphones no mercado continua a aumentar, as operadoras passaram a disponibilizar seus serviços em dispositivos móveis, oferecendo aos usuários a possibilidade de jogar xadrez online e até mesmo participar de jogos de poker a dinheiro na palma de suas mãos.

 

Tecnologias de streaming

 

As tecnologias de streaming e as transmissões ao vivo contribuíram significativamente para o desenvolvimento dos jogos online desde o seu surgimento no final dos anos 2000. O streaming ao vivo substituiu canais promocionais mais convencionais, incluindo revistas, comerciais de televisão e versões demo, além de trazer jogos anteriormente desconhecidos à atenção do público.

Além disso, o streaming ao vivo e sites como a Twitch são os grandes responsáveis pela ideia de que videogames agora são vistos como uma profissão. A Twitch teve um crescimento inigualável nos últimos anos, principalmente em 2020, e sua audiência continua aumentando ano após ano. Em 2021, o Twitch registrou cerca de 30 milhões de horas de visualizações, um aumento de 45% em relação ao ano anterior.

 

Videogames na Nuvem

Com o advento dos jogos em nuvem, que permitem que os usuários joguem videogames em servidores distantes, procedimentos demorados de download e instalação agora são essencialmente desnecessários.

As tentativas iniciais de jogos em nuvem foram realizadas no início dos anos 2000 por empresas como G-Cluster e Crytek. O desenvolvimento dessa tecnologia teve que parar devido à infraestrutura e conexões de internet inadequadas, e não houve avanços até recentemente.

Os jogos em nuvem se tornaram mais viáveis nos últimos anos, à medida que o acesso à Internet e a tecnologia de streaming melhoraram significativamente. A recente estreia de serviços como Stadia, Xbox Cloud Gaming, PlayStation Now e GeForce Now despertou interesse em jogos na nuvem no ano passado, e a expansão desses serviços em 2021 levou a um nível totalmente novo.

Mas os jogadores não são os únicos entusiasmados com a chegada dessa nova tendência tecnológica, porque os jogos na nuvem permitem que os editores monetizem jogos antigos anos depois de serem lançados.