Maju Cotrim

A Gazeta do Cerrado checou, a pedido da população e para esclarecer o fato, uma informação circulada em vários grupos atribuída ao diretor do hospital regional de Porto Nacional.

O comunicado deixou servidores apreensivos e dava conta que um dos médicos plantonistas testou positivo para o Covid 19 no mês passado.

O comunicado afirmava ainda que ao iniciar os sintomas, por iniciativa própria o médico se afastou das suas atividades do hospital. “Ele não precisou ser internado e se recuperou completamente dos sintomas. Retomou suas atividades no dia 02/04, 15 dias após o inicio do quadro, cumprindo por tanto o perído de quarentena de 14 dias recomendado pela OMS/MS”, dizia a informação.

Funcionários do hospital que tiveram contato com o profissional, por precaução da vigilância epidemiológica, estariam autorizados a coletar o exames no laboratório, segundo o hospital informou no comunicado.

A Secretaria de Saúde confirmou a informação sobre o caso em nota á Gazeta do Cerrado mas garantiu que não houve necessidade de expor um profissional que cumpriu seu isolamento e retornou ao seu ofício em uma das unidades da Rede Estadual de Saúde.

 

O caso do médico foi um dos 13 já confirmados  na capital.

Além disso, a pasta informou ainda: “Sobre o pronunciamento do diretor da unidade de Porto Nacional que circula em grupos de whatsapp, o mesmo foi divulgado a fim de diminuir especulações e alardes que estavam sendo causados pelo retorno do profissional após confirmação de seu resultado”, disse.

Veja a íntegra da explicação da secretaria estadual de saúde em nota á Gazeta do Cerrado:

*Nota*

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) trabalha no sentido de esclarecer a sociedade, da melhor forma, sobre casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no Estado, seus históricos epidemiológicos e dados relevantes para conhecimento de todos, sem exposição dos pacientes que, porventura, recebem o diagnóstico positivo para a doença causada pelo novo coronavírus.

Assim, sempre são trabalhadas informações pertinentes a respeito de casos confirmados nos boletins de acompanhamento divulgados por esta Secretaria. Desta forma, conforme tem sido realizado perante todos os casos, não houve necessidade de expor um profissional que testou positivo para Covid 19, cumpriu seu isolamento e, depois de curado, retornou ao seu ofício em uma das unidades da Rede Estadual de Saúde.

Cabe ressaltar, que tal caso está entre os 13 casos registrados em Palmas, domicílio do servidor.

Sobre o pronunciamento do diretor da unidade de Porto Nacional, que circula em grupos de whatsapp, o mesmo foi divulgado a fim de diminuir especulações e alardes que estavam sendo causados pelo retorno do profissional após confirmação de seu resultado.

*Palmas, 07 de abril de 2020*