O avião da FAB – Força Aérea Brasileira, que resgatou o primeiro grupo de brasileiros que estava em Israel, pousou em Brasília durante a madrugada desta quarta-feira (11). O voo, que partiu de Tel Aviv na terça-feira (10), durou cerca de 14 horas.

A aeronave KC-30 deixou Israel com 211 passageiros. Até domingo (15), outros cinco voos devem sair do país para o resgate de brasileiros que estão na região, segundo o Itamaraty.

O governo deu prioridade a famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos. Tocantinenses estão neste primeiro voo e comemoraram a chegada em solo brasileiro.

Os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.

Leia também – De volta para casa”: “Deus nos leve em paz e segurança para o nosso Brasil”, diz pastor que lidera caravana tocantinense | Gazeta do Cerrado

Veja a seguir, os próximos voos da FAB programados:

Avião da FAB decola com primeiros resgatados - Foto - Divulgação

Avião da FAB decola com primeiros resgatados – Foto – Divulgação

Terça-feira (10): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa à 1h de quarta-feira (11) em Brasília.
Quarta-feira (11): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
Quinta-feira (12): avião KC-390, com até 60 passageiros. Faz paradas em Lisboa (Portugal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e no Recife, e depois desembarca às 11h de sexta (13) em Guarulhos (SP).
Sexta-feira (13): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.

Sábado (14): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.

Após a chegada ao Brasil, os passageiros serão transportados até seus destinos finais de forma gratuita. O governo informou que fechou uma parceria com a Azul Linhas Aéreas para as viagens dentro do país.

Por volta das 7h20, um voo levando 104 passageiros com destino ao Rio de Janeiro decolou da capital federal.

No caso dos brasileiros que estão em territórios palestinos, ainda não há uma confirmação sobre a organização de voos de resgate. Isso acontece devido às dificuldades logísticas e de segurança.

No entanto, o Itamaraty já anunciou que alugou um ônibus para retirar 26 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. O governo aguarda uma autorização do Egito para conduzir a operação.

Conflito entre Hamas e Israel

O confronto entre o Hamas e Israel já dura cerca de cinco dias. As autoridades isrealenses informaram nesta semana que cerca de 1,5 mil terroristas foram mortos na guerra. Até o momento, milhares de inocentes também morreram devido ao conflito.

Leia também

Grupo de brasileiros chega ao aeroporto de Tel Aviv para embarcar no voo da FAB | Gazeta do Cerrado