Maju Cotrim

O deputado federal Ricardo Ayres fez um discurso crítico nesta quarta-feira, 12, na Câmara Federal onde chegou a comparar o Congresso a uma novela mexicana “da pior espécie” devido aos assuntos sem interesse público que são debatidos.

“Eu estou no meu primeiro mandato como Deputado Federal e, salvo honrosas exceções aqui nesta Casa, tenho procurado aprender muito com outros Deputados que alimentam bons debates nesta Casa, mas estou envergonhado com o nível de debate nesta Casa Legislativa”, chegou a dizer .

“Isso parece mais com um circo, com uma novela mexicana da pior espécie. Um Deputado Federal sobe a esta tribuna com peruca, como se a fotografia dele fosse mais forte do que as suas expressões. Agora há pouco mergulhamos durante minutos aqui para debater se a aproximação de um Deputado para com outra Deputada poderia ser assédio. Aí quem vem em defesa desse Deputado passa a alegar que ele está sendo vítima de discriminação, por causa da cor da sua pele”, chegou a dizer se referindo a episódios polêmicos nos últimos dias.

“Isso não interessa ao nosso País! Isso não interessa ao nosso Brasil! Já paramos para pensar quanto pesa no orçamento nacional este Congresso? Quanto custa por cabeça os valores pagos para que nós estejamos aqui nesta sessão? Nós precisamos fazer essa reflexão. Nós temos coisas mais sérias para tratar de verdade. O povo não quer saber se nós somos de direita, de esquerda, se Bolsonaro foi no seu tempo um genocida ou se o Lula lá na época de Presidente roubou os cofres públicos”, afirmou.

Assuntos mais importantes

“Nós temos assuntos mais relevantes para tratar! As nossas crianças estão morrendo nas escolas e não é por causa de debate ideológico que nós vamos consertar isso! Nós estamos vivendo enchentes no Maranhão, na Bahia! Nós temos a maior carga tributária do País e uma reforma tributária está aguardando um debate mais propositivo, mais relevante! De verdade, Sr. Presidente, eu estou envergonhado com o nível de debate nesta Casa Legislativa!
Nós temos assuntos mais importantes tratar! A nossa população está aí sofrendo, esperando uma análise mais apropriada do Programa Bolsa Família, que precisa e deve ser aperfeiçoado”, comentou.

Ele falou ainda do ex presidente Jair Bolsonaro.

“O Bolsonaro está na casa dele. Ele perdeu a eleição. Se ele tiver condições, reabilite-se e candidate-se novamente. O Lula ganhou não tão virtuosamente, mas, bem ou mal, ele é o Presidente da República. Vamos elevar o debate! Vamos fazer críticas que sejam construtivas! Vamos debater aquilo que é importante para o nosso País! É o apelo que faço aos nossos colegas, Deputados Estaduais, Deputados Federais, pois aqueles que deveriam alimentar e fortalecer o Parlamento são os mesmos que, infelizmente, colocam o Parlamento na pior situação de análise da sociedade! A sociedade está lá fora olhando para nós aqui dentro! E os meus eleitores não estão satisfeitos com isso”, pediu.