Na manhã desta terça-feira, 26, foi assinado um Termo de Convênio entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Palmas para a construção do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos –PIGIRS. O convênio foi firmado com um aporte de recursos fruto de uma emenda parlamentar do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), no valor de R$ 150 mil.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Palmas é composto pelos municípios de Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira e Novo Alegre. Umas das principais pautas do plano é sobre a construção e gestão de um aterro sanitário que atenda aos municípios.

Ayres ressaltou que esse é um importante trabalho e que a gestão de resíduos sólidos tem que ser pauta prioritária no debate ambiental. Ainda segundo ele, essas ações são cruciais no equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. “Não existe uma outra forma que não seja pela união de esforços, como os prefeitos estão fazendo com o consórcio, e tenha certeza que eles têm o meu apoio nesse trabalho”, destacou Ayres.

A secretária estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, pontuou que este projeto servirá de exemplo para outros municípios e que o plano é apenas a primeira etapa das ações que serão desenvolvidas. “Este será um projeto piloto, o Sudeste vai dar o exemplo”, ressaltou.

O prefeito de Lavandeira e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Palmas, Roberto César, agradeceu a oportunidade e sensibilidade com os municípios que compõem o consorcio. “Os municípios sozinhos não tinham condições de fazer isso. Agradeço ao Ricardo Ayres, nosso deputado parceiro, que sensibilizou e disponibilizou os recursos e a Semarh que vai executar esse trabalho e tem nos atendido com tanta atenção”, pontuou. O prefeito de Novo Alegre, Fernando Pereira Gomes também esteve presente na assinatura do termo.

 

Recursos Privados

Ayres relembrou que foi ele o relator da Medida Provisória que estabeleceu o Programa de Parceria e Investimentos do Tocantins (PPI) e também o autor da emenda que incluiu a destinação final de resíduos sólidos como objeto dessas parcerias e investimentos, abrindo espaço para captação, ampliação e fortalecimento de investimentos da iniciativa privada no setor.

 

Fonte – Assessoria Ricardo Ayres