Na manhã desta quarta-feira, 07, o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) apresentou um requerimento solicitando ao Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Industria, Comércio e Serviços a formalização de um convênio com a Prefeitura de Porto Nacional para a estruturação do distrito industrial do município. Ayres usou a tribuna para defender a proposta e destacar a importância e potencial do distrito na geração de emprego e renda. O requerimento foi subscrito pelo Presidente da Casa de Leis, deputado Antônio Andrade, e pelos deputados Valdemar Júnior e Professor Júnior Geo.

Ayres explicou que existe um processo administrativo no qual o município de Porto Nacional pleiteia o recurso do Estado para ser aplicado na infraestrutura do polo industrial do município. O processo, de nº 2016/11010/659, encontra-se em tramitação na Secretaria de Industria, Comércio e Serviços. “A população portuense anseia por esse distrito, são empresas que serão instaladas, gerado emprego e renda para a nossa gente. A celeridade nessa formalização se faz necessária para não prejudicar os trâmites do processo em andamento”, destacou o deputado.

O deputado estadual Antônio Andrade também ressaltou a importância do distrito industrial e se colocou à disposição para contribuir com na formalização da parceria. “Estou feliz em participar desse movimento em prol do Distrito Industrial de Porto Nacional. Assinei como subscritor do requerimento e vamos contribuir para a concretização desse projeto”, disse.

Os distritos industriais são espaços destinados a empresas que buscam localização estratégica para alavancar a produção industrial, “o investimento em infraestrutura nesses espaços garantem o interesse da vinda de grandes empresas que contribuirão com o desenvolvimento econômico e geração de emprego para os tocantinenses” pontuou Ayres na apresentação do requerimento. O Tocantins possui onze distritos industriais, sendo que quatro são projetos do Estado e os demais são projetos dos municípios. Os distritos estão localizados nas seguintes cidades: Palmas, Capital; Colinas do Tocantins, região centro norte; Porto Nacional, região central; Gurupi, região sul; Araguaína, região norte e Paraíso, região central.

Porto Nacional
Ricardo reforçou a importância de Porto Nacional no desenvolvimento econômico do Estado “Porto Nacional é certamente, desde a sua fundação, ainda na segunda metade do século XVIII, um dos mais importantes centros fomentadores de riquezas de toda a Região Norte do Brasil” disse.

A expressiva importância do município, serviu de atrativo de investimento para grandes conglomerados industriais, do Brasil e de países europeus, dentre os quais pode-se mencionar: a BR Distribuidora, a VLI Logística, a Seagro Brasil, a Siderurgia Viene, a Raizen Distribuidora, e a ZEN – Zona Especial de Negócios, que construíram suas unidades ao lado do Pátio Multimodal da Ferrovia Norte-Sul, no Distrito de Luzimangues e, a Bung, a Fertilizantes Tocantins, e a Granol.

A firmação de convênio entre o Governo do Estado e o Município de Porto Nacional nos moldes do que tem se aguardado por tanto tempo, visa garantir a implantação efetiva do Parque Industrial de Porto Nacional, com o fornecimento de água, de iluminação, asfalto e segurança. Na última segunda-feira, 06, Ayres se reuniu com o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, e com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade, para tratar da proposta.