Maju Cotrim

As eleições na capital não vão mostrar só quem vai comandar a capital nos próximos quatro anos. Ela vai além disso: medirá o peso de cada grupo político na capital.

As eleições vão mostrar quais os caminhos futuros dos distintos grupos que tiveram palanques e apoiadores. No geral na capital pode ter gente que vai surpreender e se fortalecer mesmo sem ganhar a eleição e outros diminuírem de tamanho político.

O empresário Gil Barison do Republicanos, por exemplo, apresentado como novo na política também saberá de fato com o resultado das urnas o alcance de sua mobilização já nesta primeira vez que disputa uma eleição.

Para o ex-prefeito Carlos Amastha, por exemplo, a eleição é determinante. Ele que chegou a “emprestar” o sobrenome para o aliado Andrino e entrou de corpo e alma na campanha chegando a estar até sozinho em alguns programas eleitorais. O resultado de Andrino nas urnas vai mostrar qual o futuro da liderança Amastha e a capilaridade dele na capital.

Junto com Amastha estão ainda no grupo os dois senadores Kátia Abreu (PP) e Irajá Abreu (PSD) que sequer montaram chapas proporcionais na capital e que começarão a construir o caminho para 2022.

Deputados

Os deputados Eli Borges (SD), Júnior Geo do PROs e Vanda Monteiro do PSL também terão suas forças políticas testadas e saberão de fato qual o tamanho político de cada um.

Vanda é a candidata que oficialmente segundo o site do TSE gastou mais com o fundão do PSL. Como isso vai se refletir nas urnas?

Eli chegou a ensaiar ter o apoio do governo, mas depois em debates negou. Qual será o resultado dele nas urnas no domingo e como o eleitor o assimilou? Caso não vença como ficará sua base para o pleito em 2022?

Geo e Vanda se elegeram vereadores e dois anos depois viraram deputados e agora estão no terceiro desafio de cada um nas suas carreiras políticas.

Lelis e Barbiero

Marcelo Lelis do PV fez uma campanha pé no chão desde o início e durante todo o momento pediu uma chance de fazer um mandato usando a sinceridade como estratégia . O resultado das urnas domingo também será determinante para sua carreira política. É a quarta vez que o PV disputa a prefeitura de Palmas.

Alan Barbiero do Podemos representa o partido de Ronaldo Dimas que já tem pretensão declarada para 2022. A participação do partido neste pleito também será medida.

Grupo de Cínthia

Se vencer a eleição domingo, como indicam as pesquisas nacionais, a candidata à reeleição Cínthia Ribeiro (PSDB) também terá uma resposta popular clara e junto com ela seus aliados se fortalecem, senador Eduardo Gomes e a Professora Dorinha, os dois principais apoiadores políticos, ambos em ascensão nacional e principais destinadores de recursos para a capital.

Cíntia será medida pela quantidade de votos. Dona da máquina municipal e com tantos apoiadores todos estarão de olho no seu resultado e desempenho nas urnas no domingo.

O termômetro do Palácio é Gurupi

O Palácio vai acabar não sendo medido na capital e sua força será apontada em Gurupi se a candidata Josi Nunes (PROS) vencer nas urnas no reduto eleitoral de Carlesse.