Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
Um balanço parcial divulgado nesta quarta-feira, 21, mostra que das 101 praias registradas no Tocantins, apenas 26 estão com licenças em dias. De acordo com as informações do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), 31 estão com processos em análise e 42 estão com o registro para funcionamento vencidos.
As praias permanentes e temporárias estão localizadas em 78 cidades tocantinenses e a licença ambiental para montar estrutura e fazer programação oficial, serve para manter a segurança nos locais, tanto no meio ambiente, como também para os turistas.
Segundo Waléria Figueiredo, gerente de Licenciamento Ambiental do Naturatins, os municípios que solicitaram as licenças até a última segunda-feira, 18, prazo estipulado pelo órgão e que já foi finalizado, terão os documentos até o início da temporada de praias, prevista para 1º de julho.
“Mas é bom deixar claro que os municípios que têm interesse de montar as estruturas nas praias, podem solicitar a licença ambiental mesmo depois do prazo vencido. Devem solicitar o licenciamento ambiental o mais rápido possível. Só que, não podemos assegurar que sairá antes do início da temporada. Isso porque da análise até a emissão do licenciamento demanda tempo”, frisa.
O órgão informou ainda que os licenciamentos ambientais das praias de Palmas e Araguaína, são emitidas por suas respectivas prefeituras.
Confira aqui o balanço parcial das praias licenciadas até o momento.