Em continuidade à operação de segurança das eleições suplementares para governador e vice neste domingo, 03, o Comitê de Segurança Institucional, do qual a Polícia Militar faz parte juntamente com outros órgãos, divulgou um novo relatório parcial das ocorrências registradas em todo o Estado nesta tarde. Onze pessoas foram detidas e autuadas por práticas que configurem crime eleitoral e outros.
Veja o relatório:
DATA: 3 DE JUNHO DE 2018 – VESPERTINO
- Paraíso do Tocantins – Por volta de 15h00min, autuados Daniel Dias Leão e Alessandro Silva de Carvalho, pelos artigos 347 e 296. Autores estavam em bar, ingerindo bebida alcoólica e com som alto, perturbando local de votação próximo. Após denúncia de populares, equipe da Polícia Civil realizou a averiguação e o encaminhamento à Delegacia de Polícia.
- No município de Arraias, sede da 22ª Zona Eleitoral, autuação em flagrante do Secretário de Infraestrutura do município de Combinado, Márcio Carlos da Silva, por supostamente estar praticando crime de captação ilegal de voto para a campanha do candidato a Governador, Vicentinho Alves. Lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
- Silvaneres Martins da Silva, no município de Pium, pertencente à 13ª Zona Eleitoral de Cristalândia, foi autuado em flagrante por suposto transporte irregular de eleitores, tendo sido apreendidos materiais de campanha da candidatura ao cargo de Governador, de Mauro Carlesse.
- Em Luzinópolis, pertencente a 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis, José Vieira Veras e Ernane Caena da Silva foram conduzidos à Delegacia de Polícia por descumprir ordem judicial que proibia a venda e consumo de bebidas alcoólicas. Ainda não foram apresentados à autoridade policial.
- Em Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral, José Henrique Alves do Nascimento, fiscal da Coligação Reconstruindo o Tocantins, foi preso por suposta prática do crime de divulgação de propaganda irregular no dia da eleição da candidatura ao cargo de Governador, de Kátia Abreu. Fato ocorrido na Escola Maria dos Reis, no Bairro Taquari. Conduzido para a sede da Polícia Federal, em Palmas para fins de autuação.
- Aparecida do Rio Negro, pertencente à 35ª Zona Eleitoral de Novo Acordo, por volta das 10:30 a Representante do Ministério Público, Renata Cisi, solicitou o apoio da PM para averiguar uma denúncia de divulgação de propaganda no dia da eleição irregular no interior da Escola Estadual Meira Matos. No local o cidadão de nome Sebastião Ribeiro Moura, foi encontrado com propaganda da campanha do candidato ao cargo de Governador, Vicentinho Alves. Foi conduzido juntamente com o material apreendido até a Delegacia local, onde foi apresentado ao delegado e feito o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
- Em Xambioá, sede da 12ª Zona Eleitoral, foi apreendido material de propaganda, mas sem conduzidos à delegacia. Por determinação do juiz eleitoral, todos os materiais espalhados foram recolhidos.
- Em Araguaína, sede da 1ª Zona Eleitoral, Genivaldo Ferreria da Paz, autuado pela prática do crime de desobediência por descumprimento à Portaria expedia pelo Juiz Eleitoral, que proibia a venda e o consumo de bebidas alcoólicas.
- No município de Natividade, sede da 19ª Zona Eleitoral, após solicitação da Juíza, Eleitoral à Delegada de Polícia, foi realizada a condução do Vice-prefeito de Natividade, Ivan da Silva Carneiro, por crime de divulgação de propaganda no dia da eleição, da candidatura ao cargo de Governador, de Kátia Abreu. Houve apreensão de material de campanha. Lavrado TCO.
- Em Figueirópolis, autor Rómulo Augusto Borges, presidente das seções 90/95, foi conduzido para Delegacia de Polícia após utilizar celular para fotografar no interior da seção. Fiscais de partidos que estavam no local viram e denunciaram a justiça eleitoral. Dra Keila, juíza da comarca de Figueirópolis esteve no local e determinou a detenção e condução do infrator.