Com foco na manutenção da paz e da ordem pública e objetivando sempre a garantia de direitos ao cidadão, a Polícia Civil do Estado do Tocantins tem deflagrado inúmeras ações de combate à criminalidade, as quais, nos últimos dias, resultaram na prisão de dezenas de pessoas suspeitas por crimes diversos, na apreensão de vários quilos de drogas e na recuperação de veículos e outros bens, produtos de furto ou roubo, em todas as regiões do Estado.
Atuando com estratégia e inteligência, as Delegacias de Polícia especializadas e circunscricionais, localizadas nas 13º Regionais do Tocantins, bem como na Capital, realizaram operações com o objetivo de identificar autoria de crimes, muitos deles bárbaros, como a morte do advogado Danilo Sandes, em Araguaína, em que o suspeito de ser o mandante do homicídio foi identificado e preso, após um árduo trabalho investigativo realizado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa daquela cidade, com o apoio da 1ª Delegacia Regional.
De acordo com o Delegado-Geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, várias prisões em flagrante e em cumprimento a mandados judiciais foram efetuadas nos quatro cantos do Estado, trazendo mais segurança e respostas rápidas e eficientes à população do Estado.
A celeridade das ações investigativas realizadas pela Polícia Civil demonstra não só o comprometimento da instituição na elucidação de crimes, mas também na busca pela verdade e promoção da justiça no menor espaço de tempo possível. Exemplo disso foi o caso de um homicídio ocorrido no dia 26 de agosto, em Tocantinópolis. Na ocasião, dois homens mataram a golpes de faca, a vítima, em uma festa da cidade. Com profissionalismo, em menos de 24 horas após o ocorrido, os dois suspeitos foram identificados pela equipe da 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil, sendo um preso e outro, capturado, dois dias depois.
Na segunda-feira, 28, equipe da Delegacia Interestadual de Capturas (Polinter), efetuou o cumprimento de mandados de prisão de três foragidos pela prática de crimes, em Palmas. No mesmo dia, policiais civis da 5ª Delegacia regional de Guaraí, deflagraram operação que resultou na prisão de dois indivíduos suspeitos de praticar golpes contra idosos daquele município.
Dando continuidade às ações, na terça-feira, 29, policiais civis da DHPP e da 1ª Delegacia Regional de Araguaína, após intenso trabalho investigativo, prenderam o principal suspeito de ser o mandante da morte do advogado Danilo Sandes, crime bárbaro, que chocou toda a população do Estado, com repercussão nacional. Na oportunidade, os policiais civis se deslocaram até Marabá – PA e, além da prisão do suspeito, também apreenderam grande quantidade de armas e munições.
Mas as ações não pararam por aí. Na terça-feira, 29, a Polícia Civil, por meio da 7ª Delegacia Regional de Colinas do Tocantins, prendeu um foragido da Justiça de Colméia, o qual é acusado de homicídio e tentativa de homicídio naquela cidade. No mesmo dia, policiais civis da 10ª Regional de Polícia de Araguatins, deram cumprimento a mandado de prisão preventiva de um homem, acusado de violência doméstica, em São Bento do Tocantins.
Também no dia 29, a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC – Sul) de Gurupi, efetuou a prisão de um traficante e retirou de circulação, dezenas de porções de drogas naquela cidade. Na quarta-feira, 30, policiais civis de Taguatinga, apreenderam 2 kg de maconha que estavam sendo transportados por uma adolescente, próximos ao município de Aurora do Tocantins.
Dia 30, policiais civis da 6ª Delegacia Regional de Paraíso do Tocantins, apreenderam um adolescente suspeito de praticar vários atos infracionais análogos a roubo na cidade.
No dia 31, policiais da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores deflagraram operação que resultou no fechamento de um desmanche clandestino de motocicletas e na prisão de um suspeito, em Palmas.
Também na quinta, 31, em ação deflagrada pela Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (DENARC), 4ª Delegacia Regional de Porto Nacional, e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), resultou na desarticulação de uma organização criminosa responsável por efetuar a venda de drogas em Pindorama do Tocantins. Na ocasião, seis suspeitos por tráfico de drogas foram presos e uma grande quantidade de entorpecente apreendida.
Ainda na última quinta, a 5ª Delegacia de Polícia Civil de Palmas, recuperou 02 (dois) veículos furtados e prendeu um indivíduo por uso de documento falso, na Capital. No Extremo Norte do Estado, a 10ª Delegacia Regional de Polícia de Araguatins, por meio de investigação, cumpriu, no Estado do Maranhão, mandado de prisão preventiva, contra homem suspeito de estuprar as próprias enteadas, no município de Sampaio.
Na sexta-feira, dia primeiro, a DEIC Sul, efetuou a apreensão de 9kg de pasta base de cocaína e prendeu um suspeito por tráfico de drogas em Gurupi. Em continuidade da mesma operação, na manhã do sábado, mandados de busca foram cumpridos nas cidades de Gurupi e Figueirópolis, resultando na prisão de mais 08 (oito) pessoas.
Em Lagoa da Confusão, a Delegacia da cidade efetuou a prisão de duas mulheres que comercializavam drogas na orla da cidade. Em Palmas, policiais civis da 2ª Delegacia da Capital, apreenderam dois adolescentes infratores suspeitos de praticar vários atos infracionais (roubo), utilizando extrema violência contra as vítimas.
Também na sexta-feira, após 10 dias de intenso trabalho investigativo, policiais civis da Delegacia de Taguatinga, com apoio da 8ª Delegacia Regional de Dianópolis, desvendaram o homicídio de um fazendeiro e prenderam os dois principais suspeitos pelo crime. Na ocasião, os policiais civis também localizaram o corpo do homem, que foi morto em sua fazenda, no último dia 13 de agosto. Essa operação contou com o auxílio da Divisão de Repressão a Sequestro da Polícia Civil do Distrito Federal, pois um dos autores do crime foi preso em Brasília.
Para o Delegado – Geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, “As ações realizadas nas últimas semanas, em todo o estado, de norte a sul, refletem a dedicação, o empenho e comprometimento de cada policial civil do Estado no desempenho de suas funções, exercício cotidiano para que nenhum crime fique impune e a justiça seja feita sempre”.
O Delegado-Geral também ressalta a importância da entrada em exercício dos novos Policiais Civis nos últimos meses, fato que tem contribuído, sobremaneira, para reforçar os quadros da Polícia Civil e melhorar ainda mais os serviços prestados pela Polícia Judiciária, “É gratificante observar que muitas das ações desenvolvidas pela Polícia Civil nas últimas semanas, contaram com a participação efetiva dos novos policiais, inclusive investigações de grande complexidade sendo presididas pelos Delegados mais novos”…. “a expertise do policial mais experiente alinhada à garra dos novatos, só pode resultar em salto de qualidade nos serviços prestados à comunidade, e é isso que está acontecendo…. Parabéns a todos esses valorosos policiais e que continuem a bem servir a nossa população”.