Foto – André Araújo

O Banco de Leite Humano do Hospital (BLH) e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) comemora 20 anos de funcionamento no sábado, 9 de abril. A celebração da data irá acontecer na sexta-feira, das 8, às 10h da manhã, em frente à unidade hospitalar. Na ocasião, uma doadora será homenageada pelo serviço prestado.

Nesses 20 anos de história do Banco de Leite, foram realizados mais de 110 mil atendimentos em grupos e mais de 278 mil individuais. Nesse mesmo período 14.132 bebês foram atendidos com mais de 23.175 litros de leite humano coletados, doados por 18.931 mulheres.

A nutricionista e coordenadora do Banco de Leite do Dona Regina, Walkíria Pinheiro ressaltou a felicidade em celebrar este marco. “É uma alegria muito grande celebrar esse dia, são 20 anos de muita luta, muitas histórias, de muitas famílias que já passaram pelo Banco de Leite, e de muito amor. É uma alegria muito grande termos um serviço que é referência para atender, qualquer mãe, qualquer mulher, qualquer família”, disse.

Walkiria reforçou ainda o protagonismo para as mulheres doadoras, “Elas doam o alimento mais precioso e que é tão necessário para nossos bebês que estão internados precisando desse alimento para se recuperarem”, finalizou.

Doação

As mães que desejam ser doadoras de leite podem entrar em contato pelos telefones 0800 646 8283 e (63) 3218-7734. Após o contato, a mãe será cadastrada e receberá a visita de uma enfermeira do Banco de Leite. Um kit para a coleta será entregue à doadora, com touca, gases, máscara, materiais informativos e frascos esterilizados, bem como informações e orientações do procedimento de coleta e armazenamento do leite.

O leite que for coletado pode ficar armazenado de 7 a 10 dias. Após esse período, as mães devem comunicar o Banco para o recolhimento. Como forma de estimular a doação, a mãe que doa leite tem o direito de realizar consultas com uma pediatra e uma nutricionista do Banco de Leite para acompanhamento de seu filho até os seis meses de vida.

Fonte – Ascom SES-TO