O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento recebe durante os dias 24 de abril a 25 de maio, missão formada por representantes do Banco Mundial, com o objetivo de supervisionar as atividades do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).
Os membros da missão realizarão reuniões e visitas para avaliar o andamento das atividades do empréstimo, desenvolvidas em cada uma das instituições coexecutoras, com foco específico em: discutir o componente de transporte, obras e reforço institucional; discutir o subcomponente de modernização da administração; discutir o subcomponente de desenvolvimento local; discutir o subcomponente de meio ambiente e Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE); discutir o subcomponente de educação; revisão posterior dos processos do PDRIS; preparação da Oficina de Segurança Rodoviária; e discutir sobre as salvaguardas social e ambiental.
A missão liderada por Satoshi Ogita é formada por dez técnicos de diversas áreas que vão avaliar o andamento dos componentes do projeto e se preciso, considerar e sugerir mudanças para melhorar a eficiência e os resultados.
Pra o secretário do Planejamento e Orçamento, David Torres, o Estado está fazendo o seu trabalho e está pronto para atender qualquer mudança ou adequação que por ventura seja feita pela missão. “A vinda da missão é de fundamental importância para a execução do Programa, pois permite fazer os ajustes necessários ao andamento dos trabalhos, bem como, o planejamento adequado dos próximos passos, permitindo assim que tenhamos mais segurança na sua execução”, comenta o secretário da Seplan.
PDRIS
É uma das principais fontes de recursos para investimentos no Estado, que dispõe do total de US$ 375 milhões financiados pelo banco e com contrapartida de US$ 75 milhões do Governo do Estado. O Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS) beneficia 72 municípios tocantinenses e busca contribuir para a melhoria da competitividade e da integração regional, promovendo a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. Além disso, fomenta a eficácia do transporte rodoviário e dos serviços públicos em apoio ao desenvolvimento integrado e territorialmente equilibrado do Estado.
Coexecutores do PDRIS
Os coexecutores do PDRIS são: Secretaria de Infraestrutura (Seinfra); Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto); Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan); Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Secretaria da Educação (Seduc); Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedtur); e Secretaria da Administração (Secad).