Um dia na praia se transformou em um dramático esforço de resgate para os banhistas que aproveitavam a praia East Beach, em Simon Island, na Geórgia.

Na noite desta terça-feira (16), por volta das 18h, um grupo de baleias-piloto encalhou na praia. Dezenas de pessoas correram para ajudá-las, tentando empurrar os animais de uma tonelada (cada) para águas profundas.

Um vídeo gravado pela banhista Dixie McCoy no momento em que o resgate começou, mostra o bando de baleias agitando-se impotente em águas rasas, enquanto os banhistas e uma equipe especial de resgate tenta empurrar as criaturas.

Enquanto isso, outras pessoas jogam água sobre elas para ganhar algum tempo.

“É tão triste que elas vão morrer se não receberem ajuda”, diz McCoy no vídeo. “Precisamos de anjos aqui hoje.”

Graças à proatividade e ação rápida dos banhistas, a maioria das baleias foi devolvida ao mar com sucesso.

Banhistas salvam baleias encalhadas em praia e ajudam elas a retornarem à água

Infelizmente, duas delas, que pareciam “doentes e incapacitadas”, de acordo com o biólogo Clay George, do Departamento de Recursos Naturais, não puderam ser resgatadas.

Alguns nadadores profissionais continuaram a nadar mais profundamente com as baleias, empurrando-as pelo píer da ilha de St. Simon.

Banhistas salvam baleias encalhadas em praia e ajudam elas a retornarem à água

“Isso foi incrível”, diz McCoy no vídeo. “Uma visão que nunca pensei que veria em toda a vida.”

O biólogo Clay George acrescentou que as baleias-piloto viajam em grandes grupos e são criaturas muito amigáveis ​​e sociais. Então, quando uma delas fica para trás, o grupo se recusa a ir embora.

Banhistas salvam baleias encalhadas em praia e ajudam elas a retornarem à água

Para que isso não acontecesse, as autoridades do Departamento de Recursos Naturais fizeram uma frente com barcos que afastaram os animais para longe.

Banhistas salvam baleias encalhadas em praia e ajudam elas a retornarem à água

“As baleias-piloto são as espécies mais comumente envolvidas em encalhamentos em massa”, afirma George, dada a natureza altamente sociável da espécie.

Elas podem pesar mais de uma tonelada, tornando-as grandes o suficiente para causar ferimentos graves a alguém tentando ajudá-las sem experiência prévia.

Banhistas salvam baleias encalhadas em praia e ajudam elas a retornarem à água

Em um post no Facebook, o Departamento de Recursos Naturais e o Corpo de Bombeiros de Glynn County agradeceram aos banhistas presentes na praia que ajudaram a salvar os animais encalhados.

“Neste momento, gostaríamos de felicitar os muitos voluntários e socorristas que se uniram para ajudar o grande número de baleias que encalharam esta tarde na Ilha de St. Simons”, diz o post.

“Esta tem sido uma ocorrência incomum, mas eventos como esses podem realmente mostrar o nível de cuidado e apoio de nossa comunidade. Obrigado a todos que ajudaram aqueles que mais precisavam numa hora tão escura.”

Confira o vídeo do resgate:

 

FONTE: SITE RAZÕES PARA VIVER

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796