Banquetaço em Belo Horizonte – Foto – Maxwlle Vilela/Divulgação

Na próxima segunda-feira, 27 de fevereiro, vai ter Banquetaço em todo o Brasil. São 19 estados e 40 cidades envolvidas numa grande festa pela alimentação, pela comida de verdade no prato de todos os brasileiros e brasileiras.  Em Palmas, o BANQUETAÇO será 27 fevereiro, 12 horas Estação Apinajé. Com distribuição de alimentos doados pelos agricultores familiares do estado do Tocantins.

O tema é Banquetaço 2023 | O CONSEA VOLTOU! | Um prato cheio de justiça social, em comemoração à posse dos novos conselheiros e conselheiras com a volta do Consea – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional que havia sido desmontado em 2019 pelo Governo Federal.

Banquetaço é um coletivo de ação direta, formado pela sociedade civil organizada, para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável. Ações coordenadas de iniciativas diversas são realizadas por meio da ação coletiva e se manifestam por meio de banquetes públicos e intervenções sempre visando sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida – no campo e na cidade.

Nos últimos quatro anos, tudo foi resistência. Deu certo! A resistência ocorreu de diversos modos e em todos os níveis que envolvem a consciência alimentar. Estiveram do mesmo lado, em luta, produtores e agricultores que plantam o que vai ao prato, cozinheiros, nutricionistas, chefs de cozinha, pesquisadores, estudiosos das políticas públicas, agrônomos, ativistas, artistas e populares, além de todos os que sentiram que era necessário promover a consciência sobre a comida, a cultura alimentar, os ingredientes, os saberes, os sabores e muito mais que não acaba num só abraço, nem num só prato.

Banquetaço é uma ferramenta de ação política em prol da Soberania e Segurança Alimentar Nutricional (SSAN) para toda a população. Porque comida no prato é dignidade, é o princípio inequívoco da cidadania.

Banquetaço 2023 | O CONSEA VOLTOU!

Um prato cheio de justiça social, organização CONSEA – Tocantins, MST, UFT e outros parceiros

Fonte – Assessoria