Eleições 2020 – No debate entre os concorrentes a prefeito de Palmas promovido pelo SBT Tocantins (TV Norte Tocantins) no início da noite deste sábado, 31 de outubro, o candidato do Podemos, Alan Barbiero, defendeu a necessidade de construção de um Hospital Municipal para a capital e criticou o que chamou de posição xenofóbica de Gil Barison (Republicanos), que não quer doentes de outros estados na cidade.

Para Alan Barbiero, a cidade de Araguaína, administrada pelo presidente estadual do seu partido, o Podemos, é uma prova que é totalmente possível construir um hospital municipal para a cidade. Ele lembrou que Palmas deve ser uma das únicas capitais do Brasil sem o hospital.

Em um confronto direto entre os dois, Barison se disse contrário a construção do hospital municipal na cidade, alegando que a obra demoraria para ficar pronta e sugerindo não querer pacientes de outras regiões do país e do interior na Capital. “Ele (o hospital) atrapalharia demais o já frágil sistema de saúde do município. Palmas tem uma característica: ela recebe, por ser um polo de atração na área da saúde, ela recebe doentes do sul do Pará, do sul Maranhão, do sul do Piauí, do oeste da Bahia e do interior do nosso Estado”, frisou Barison.

Na tréplica, Alan Barbiero disse que Barison está totalmente engando. Primeiro, o candidato do Podemos lembrou eu a demanda por um hospital municipal é respaldada pelo Simed (Sindicato dos Médicos do Tocantins). Na sequência, o ex-reitor da UFT (Universidade Federal do Tocantins) também criticou duramente o posicionamento preconceituoso do concorrente. “Barison, me desculpa, mas você está completamente equivocado. A proposta do hospital municipal é do Simed, o Sindicato dos Médicos do Tocantins. Se você está chamando essa proposta de irresponsável, está chamando todo o sindicato de médicos de irresponsável também. Segundo, eu acho seu pensamento xenofóbico também. Eu quero acolher a população do sul do Pará… essas pessoas vêm aqui para Palmas e eles compram em Palmas também. Eu vejo Palmas como uma Capital de uma grande região. As pessoas da Bahia, do Piauí, do Maranhão e do Pará vêm em Palmas, e além de utilizar os serviços públicos, deixam dinheiro aqui. Esse pensamento xenofóbico contra as pessoas da região não podem inviabilizar a construção de um hospital municipal”, salientou Alan Barbiero.

Construído em pouco mais de três meses, o novo hospital de Araguaína já teve a primeira parte inaugurada há duas semanas.

Debate

Durante o debate, Alan Barbiero também apresentou propostas para a juventude, falou de regularização fundiária, criticou as alianças políticas feitas de qualquer forma pelas candidaturas da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e Tiago Andrino (PSB). Ambos, montaram alianças com partidos e pessoas que eram duramente atacados.

Eu acredito na política da coerência. Essas alianças que estou vendo em várias candidaturas aqui são terríveis. As pessoas que xingavam umas as outras agora se unem. A atual prefeita também fez uma aliança totalmente equivocada, sem pensar na responsabilidade pública, mas só na eleição”, destacou.

O candidato do Podemos também debateu geração de emprega com o adversário Eli Borges.

Texto e Foto: assessoria