As estudantes Flávia e Viviane Vieira moram em Taquaralto e aproveitaram a visita no Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) para conhecer o Programa Renova Palmas na Barraca da Sustentabilidade coordenada pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), durante todo o evento. No local as adolescentes e toda a comunidade podem trocar óleo de cozinha usado em frituras por mudas de plantas. As meninas escolheram uma muda de cupuaçu para levar para casa.

Na barraca também funciona uma unidade do projeto Palmas Coleta com contêineres para depósito de plástico, papel e alumínio que serão destinados às cooperativas de recicláveis de Palmas que possuem parceria com a Fundação.

A dona de casa Irene Vieira é mãe das estudantes e contou que já tem o hábito de coletar todo o óleo utilizado em sua casa para fazer sabão líquido ou em barra. “Eu faço sabão há muito tempo junto com a minha mãe e, além de usar em casa, ela também costuma vender. Já é uma renda, ajuda e muito” explica Irene.

Os técnicos da Fundação do Meio Ambiente estão no FGT orientando os comerciantes e visitantes sobre como adotar posturas de sustentabilidade ambiental. “A ação da dona Irene é muito correta. As pessoas não devem descartar o óleo usado de qualquer forma, pois prejudica o meio ambiente. Com o Renova Palmas a população pode acondicionar o óleo e levar até o Resolve Palmas da Avenida JK”, aconselha a engenheira sanitarista da FMA, Roseanne Veloso.

“No FGT 2018 a expectativa é que o material seja entregue pelos participantes e pela comunidade nos últimos dias, pois é o tempo que a comunidade e os donos de estandes guardem o material e faça a troca”, explica o chefe da Divisão de Projetos da Fundação, Maxwell Gomes.

Coleta Palmas

O programa Coleta Palmas, também presente na Barraca da Sustentabilidade, foi lançado em julho de 2017 e já conta com 16 pontos itinerantes de coleta seletiva de lixo com contêineres para depósito de plástico, papel e alumínio.

O Programa incentiva a população a realizar a separação de resíduos sólidos e destiná-lo para reciclagem gerando renda e evitando que este lixo contamine o meio ambiente.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas