Na manhã desta terça-feira, 11, a Polícia Militar, por meio do 5º Batalhão, realizou a inauguração da Base Comunitária Móvel na Sede da Unidade em Porto Nacional, que foi deslocada em seguida à Praça do Centenário para inicio do serviço operacional ostensivo preventivo.

Com base em ações de polícia comunitária, a Base Comunitária Móvel (veículo) iniciará suas atividades com a “Operação Natalina”. A Operação Natalina visa garantir a tranquilidade do cidadão tocantinense durante o final de ano, período de muitas comemorações, através do policiamento ostensivo, inibindo ações de tráfico de entorpecentes, furtos e roubos e direção perigosa com uso de bebidas alcoólicas.

A frente de serviço a ser executada na Base Comunitária Móvel visa agir preventivamente através de uma equipe de policiais militares para aplicação do “policiamento orientado para o problema” com o apoio da comunidade e dos comerciantes. O veículo foi adquirido mediante convênio da Policia Militar do Tocantins com o Ministério da Justiça, em um projeto de Polícia Comunitária.

O serviço tem como missão executar o policiamento ostensivo geral personalizado, conforme necessidade da comunidade local, para identificar, analisar e responder aos problemas de segurança pública e melhorar a qualidade de vida. Segundo o comandante do 5º Batalhão, tenente coronel Jerry Adriane de Araújo Godinho, a Base atuará nas áreas comerciais, e após esse período será empregada em locais apontados pela mancha criminal, onde há maior necessidade de policiamento devido ao índice de delitos em Porto Nacional.

O foco deste projeto será o policiamento preventivo, pois a Base Comunitária Móvel ficará localizada em pontos de fácil visualização pela comunidade, de modo que, facilitará a aproximação do cidadão com a Polícia Militar.

 

Fonte: Secom Palmas