Maria José Cotrim – Gazeta do Cerrado
O governo interino de Mauro Carlesse estuda a possibilidade de chamar o cadastro reserva dos candidatos do Sistema Socioeducativo e da Segurança Pública . A informação foi dita primeiro pelo candidato a vice da coligação de Carlesse, deputado estadual Wanderlei Barbosa em palanque na noite desta quinta-feira, 3, em Palmas e técnicos do governo confirmaram hoje.
As equipes levantam quantitativo e avaliam a possibilidade de convocar os aprovados nos próximos dias porém ainda sem data definida. Há ainda as restrições do período eleitoral que estão sendo avaliadas.
Na Segurança Pública são cerca de 156 remanescentes que já passaram pela Academia estão aptos a assumirem. Nesta conta estão peritos (37), delegados (40), escrivães (78) e agentes. O certame completou quatro anos e teve manifestação com bolo para lembrar o aniversário do concurso. Eles alegam a necessidade de mais servidores inclusive delegados.
Socioeducativo
Já no socioeducativo, os aprovados chegaram a realizar manifestação em frente a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) esta semana para cobrar o curso de formação e posse dos candidatos. O certame foi realizado em 2014.
O presidente da comissão Alrilei da Costa Franco questionou a quantidade de contratos ocupando o cargo dos efetivos: ” é exorbitante e prejudica o andamento do certame devido a rotatividade de servidores. Temos contratos ocupando nossos lugares. Isso impede de dar continuidade as políticas públicas, pois não são servidores efetivos”, disse sobre o assunto. Os representantes falram com o secretário de Cidadania e Justiça, Heber Luis Fidelis, para discutir as demandas da comissão.