Maria José Cotrim

A possibilidade do ex-governador Marcelo de Carvalho Miranda voltar ao governo agita os bastidores e é o assunto do dia no Tocantins. Há várias informações circulando que são atribuídas a supostas fontes. Alguns dão como certa a liminar do Gilmar Mendes determinando retorno do governador e da vice, Claudia Lelis ao cargo e outros chegaram a dizer que já até a decisão assinada.

Vários advogados, inclusive alguns ligados a Marcelo Miranda e que acompanharam o processo, estão cautelosos em comentar o assunto. ” Há possibilidade mas não há nada de concreto ainda. Pode sair hoje ou amanhã, ou daqui uns dias e inclusive o ministro pode negar a liminar. O que vejo é uma onde de especulação”, disse um dos advogados.

 

Um dos advogados que atuou no processo que gerou a cassação no Tocantins e auxiliou os advogados de Miranda em Brasília, Solano Donato disse á nossa equipe que há possibilidade porém não há nenhuma confirmação de nada.

Miranda, como a Gazeta soltou em primeira mão mais cedo, está com visita ,marcada para o Bico do Papagaio onde deve encontrar com aliados e mantém a agenda. Ele, assim como Claudia Lelis ligaram para os advogados também para checar a possibilidade da liminar sair favorável a eles ainda hoje.

Outro bastidor: evento do PHS na Assembleia Legislativa demora mais de horas para começar e o assunto também é a possibilidade de retorno de Miranda. Aliados de Carlesse comentam á boca miúda que a reviravolta muda todo o cenário.

Nas redes sociais não há outro assunto também. O pré-candidato Carlos Amastha já comentou a possibilidade.

Próximos passos

Caso Gilmar Mendes realmente dê liminar determinando que Marcelo Miranda volte ao cargo, ele em seguida dará conhecimento da medida para os órgãos que tem a obrigação de executar. Caso isso aconteça o próximo passo é emitir uma ordem para o TSE sobre a liminar e em seguida também para o TRE no sentido de notificar o ex-governador e ainda o governador interino, Mauro Carlesse.

 

Caso isso aconteça haverá uma reviravolta administrativa no Estado já que o governador interino nomeou nova equipe e já toma várias medidas.