Maju Cotrim
Os 23 vereadores eleitos para a próxima legislatura e o prefeito Eduardo Siqueira Campos tomam posse na manhã desta quarta-feira, 1º, na Câmara de Palmas.
A sessão é restrita a convidados e autoridades. Cada vereador tem um número determinado de convidados tendo me vista a limitação de espaço da Casa de leis.
Antes da sessão a movimentação foi grande nos bastidores em razão da disputa pela presidência. Disputam José do Lago Folha e Marilon Barbosa para o biênio 2025-2026. As últimas horas foram de bate boca no plenário e muita discussão entre os parlamentares.
Um vereador teria chamado um outro de “vagabundo” e até a segurança teve que atuar para controlar a entrada em plenário. A votação ainda não começou até às 12h56 min.
Chapas que disputam a presidência da Câmara de Palmas:
Chapa de Marilon
Chapa Palmas melhor
Presidente: Marilon Barbosa (REP)
vice-presidente: Marcos Júnior
1ªsecretaria: Thiago Borges
2ª secretaria: Zé Branquim
3ª secretaria: Dr Vinicius Pires
Chapa de Folha:
Chapa individual
Presidente: José do Lago Folha (PSDB)
Folha pede impugnação
Folha citou resolução de Casa e pediu nulidade da chapa adversária por alegar que o registro foi feito em horário antes da posse. O registro da chapa de Marilon foi feito antes das 8h da manhã. Rubens Uchoa alegou que querem ganhar no “tapetão”.
“Vossa excelência está sendo condizente com o princípio da ditadurq”, alega Joatan para Marcio Reis.
“Vocês não tem voto suficiente para ganhar, aqui tem vereadores que dizem que representam o povo mas não representam nada. Nunca aconteceu isso aqui. Na eleição passada foi a mesma coisa. Vossa Excelência deveria respeitar os seus colegas, não vamos aceitar nenhuma aberração”, reagiu Marilon Barbosa.
Dr Vinicius Pires disse que está atento ao que chamou de “manobra jurídica”.
O vereador Juarez Rigol questionou o que os eleitores vão pensar sobre o clima acirrado na Casa já na primeira sessão.