Com samba, marchinhas, batucadas e toda animação da festa mais tradicional do País, o Carnaval de Taquaruçu deste ano terá a participação de bloquinhos, que prometem ganhar as ruas do distrito com toda energia contagiante da festa. A folia, que ocorre entre os dias 21 a 25 de fevereiro, terá como ponto central a Praça Joaquim Maracaípe.

Para tornar o momento mais contagiante, o evento contará com shows musicais diários, cortejos carnavalescos, competições das fantasias e dos blocos mais animados.

Também vale destacar que na praça central, onde vai acontecer grande parte dos shows, uma mini-feira gastronômica vai abastecer os foliões com bebidas e comidinhas típicas do cerrado.  

Segundo Kênia Borges, integrante do Coletivo de Eventos de Taquaruçu, que concebe o projeto carnavalesco do distrito este ano, a ideia é criar a Rota da Folia na Serra, que tem a intenção de reconhecer as manifestações tradicionais como as marchinhas carnavalescas, forró pé de serra, blocos de foliões, fantasias, artesanato e história local.

“Temos dois apoios importantes nas comemorações deste ano: do vereador Major Negreiros e da Prefeitura Municipal de Palmas, que com sensibilidade perceberam a importância dessa festa para a nossa comunidade e, por meio de atos administrativos e emenda parlamentar, nos permitiram recursos para a estruturação desse conjunto de eventos”. 

Kenia ainda destaca que a organização pretende estabelecer uma conexão entre passado e presente e, principalmente, a união da comunidade para valorizar o que há de melhor na Festa de Momo. “Será um Carnaval unificado, lúdico e familiar, preservando o trabalho já realizado há alguns anos pelas tradicionais organizações culturais de Taquaruçu, como o Canto das Artes e Circo Os Kaco”, pontua.

O presidente da Fundação da Infância e Juventude de Palmas (FIJP), João Pedro Claret, aproveita para destacar que sem dúvida Taquaruçu merece essa atenção especial. “Será uma festa diferenciada e ao mesmo tempo familiar. Vale dizer que devido à emenda do vereador Major Negreiros e o montante que a Prefeitura irá somar no evento, este carnaval marca o início de um ciclo onde os próximos serão tão grandiosos quanto este”, disse.

O Carnaval do distrito é organizado pelo Coletivo de Eventos e a Governança Turista de Taquaruçu. O evento tem o apoio da Prefeitura de Palmas por meio da Fundação da Infância e Juventude (FIJP) e ainda conta com emendas parlamentares do vereador Major Negreiros.

Fonte: Secom Palmas
Foto: Júnior Suzuki