Foto: Reprodução
O candidato a prefeito de Palmas pelo PSOL, Professor Bazzoli, apresentou na noite dessa quinta-feira, 1º, seu Plano de Governo aos palmenses, durante uma live que reuniu sua candidata a vice-prefeita, Maria Lúcia Soares Viana e os cinco candidatos a vereador pela sigla, Sandra Leitão, Charleide Matos, Arlindo Miguel dos Santos, Silvio de Sousa e Ederval Camargo Rocha.
A explanação do documento ficou a cargo de Edi Benini, professor da UFT, mestre em administração pública, doutor em educação e coordenador da equipe do plano de governo, que deu detalhes como Bazzoli pretende administrar a cidade de Palmas nos próximos quatros anos.
Em sua fala, Professor Bazzoli destacou que “o documento não é um Plano de Governo que surgiu com uma finalidade eleitoral, mas a partir de uma construção árdua, com debates e várias reuniões como acontece nas famílias, e nós podemos chamar o partido de família, o que nos trouxe um resultado excelente. Nosso Plano de Governo é uma construção efetivamente coletiva, uma proposta para transformar a cidade, ele aponta um caminho na direção da cidadania viva, isso mostra que devemos realizar mudanças concretas, chega de remendos, de paliativos como tem sido feito até agora”, disse.
De acordo com Bazzoli, “Palmas tem apresentado um crescimento desordenado, mas nós vamos fazer as coisas com a identificação de prioridades indicadas através da participação popular, esse é um caminho que nós estamos construindo de maneira muito clara, nossa pretensão é resgatar o orçamento participativo”, afirmou, destacando que, “sabemos que teremos que superar uma crise econômica e sanitária após a pandemia, é muito claro isso, mas nós estamos acostumados ao trabalho, à população pode confiar, não é só um plano, é um legado que está sendo construído”.
O candidato também destacou a importância de se planejar os investimentos na infraestrutura, implementar melhorias no transporte público e promover a inclusão da população mais carente. “Não queremos apenas melhorar colocando mais ônibus, queremos incluir efetivamente a população periférica de maneira que ela se sinta parte da mudança, o que não ocorre atualmente, precisamos estruturar e humanizar a cidade”, afirmou. Bazzoli reafirmou que o principio deste plano solidário e generoso será o de inclusão e não da simples integração, esta é a única maneira de se produzir uma cidade para todos e todas.
Veja o perfil de candidato do PSOL em Palmas
Candidato a Prefeito – Professor Bazzoli – É docente do curso de direito e do programa de pós-graduação em desenvolvimento regional na Universidade Federal do Tocantins. Pós-doutoramento em Participação Social pela Universidade de Lisboa. Dos 50 anos de atividade profissional, atua 25 anos como professor e pesquisador na área de Direito à Cidade, onde desenvolve trabalhos em parceria com universidades e institutos americanos, que estudam a América Latina. Atendeu demandas de trabalho de várias universidades brasileiras, entidades sociais e de pesquisa, entidades governamentais, das três esferas. Atua na Organização das Nações Unidas no Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), como pesquisador, parceiro e ponto focal. Em Palmas há mais de 20 anos foi responsável como jurista na elaboração de planos e projetos nas áreas de habitação e regularização fundiária. Como especialista e militante do universo urbano participou de vários debates locais, como Plano diretor, IPTU, expansão urbana, entre outros. Atua na diretoria de entidades nacionais voltadas para estudos e pesquisa em Direito Urbanístico.
Candidata a Vice-prefeita – Maria Lúcia Soares Viana, advogada, especialista em Direito e Desenvolvimento Sustentável pela UNB e especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Goiás; Militante de Direitos Humanos, servidora aposentada do Ministério Público Federal/analista jurídica.
Vereadores
Sandra Leitão – candidata a vereadora – É assistente social, especialista em administração e planejamento de programas sociais, e servidora da saúde estadual, Agente Fiscal do Cress, ex presidente do conselho estadual e municipal do idoso, ex presidente da central dos Trabalhadores do Brasil CTB, é membro do conselho estadual dos direitos humanos, do conselho Municipal de saúde e do conselho Municipal de Assistência Social. Ingressou no serviço público municipal como educadora social no centro de Assistência ao menor de Palmas, Pioneiros Mirins, Ceacap, Coordenou Programa de Erradicação e AABB comunidade. Mora em Palmas há 27 anos e é natural de Miracema.
Charleide Matos – candidata a vereadora – Mulher negra, periférica, feminista, trancista, assessora popular, promotora legal e agente de proteção da criança e adolescente voluntária, estudante de direito se especializando em justiça restaurativa. Com atuação na defesa dos direitos das mulheres junto as Casas Pérola Negra e Oito de Março.
Arlindo Miguel dos Santos – candidato a vereador – Casado, 52 anos, três filhos e dois netos, pernambucano, chegou em Palmas no ano de 2010 pra cumprir a missão de ensinar Teologia. Foi vendedor ambulante e atualmente integra o setor lojista e comerciário. Tem atuado diretamente na organização de associações rurais e movimentos de luta Pela terra, camponesa e defesa dos animais e do meio ambiente.
Silvio de Sousa – candidato a vereador – Residente na 307 norte, natural de Miracema, Líder Comunitário e profissional da construção civil no setor de assistência técnica elétrica.
Ederval Camargo Rocha – candidato a vereador – Paranaense, ha 17 anos em Palmas, professor Ensino Médio e Superior, concursado da Rede Estadual, professor no Colégio Militar do Tocantins, diretor Sintet regional Palmas, membro do Fórum Municipal de Educação, por 6 anos membro do Conselho Municipal de Cultura. Graduação em História, Especialista em História Social, Especialista em Ensino de História, Especialista em Educação e Políticas Publicas e Mestre em Desenvolvimento Regional.