O participante do BBB24 Davi foi o encarregado de preparar o almoço para os participantes do reality nesta sexta-feira (19/1), e a forma como ele higienizou o frango chamou a atenção dos internautas. O brother jogou alguns pedaços da carne dentro da pia e os lavou ali mesmo. Pode parecer inofensivo, mas a ação é inadequada e traz riscos à saúde.

Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, lavar o frango cru antes de cozinhar pode aumentar o risco de intoxicação alimentar por bactérias Campylobacter, que estão presentes na carne. Com a água, os microrganismos podem se espalhar para outros alimentos e até se propagar por toda a cozinha.

“O envenenamento por Campylobacter pode causar dor de barriga, diarreia severa e, às vezes, vômito entre dois e cinco dias. Em certos casos, contrair a bactéria pode ainda levar à síndrome do intestino irritável, artrite reativa e síndrome de Guillain-Barré”, alerta o Dr. Bactéria.

Saiba como prevenir a intoxicação por Campylobacter:

1. Como guardar o frango

Cubra o frango cru e guarde-o na parte inferior da geladeira para que os sucos não pinguem em outros alimentos e os contaminem.

2. Saiba higienizar

“Com a ajuda de uma faca, remova as gordurinhas da área ao redor do pescoço e na parte traseira do frango. Deixe o cozimento matar todas as bactérias presentes, incluindo a Campylobacter. Lavar frango é proibido, assim como usar limão para higienizar”, destaca o Dr. Bactéria.

3. Como se prevenir

Depois de usar, lave e limpe cuidadosamente todos os utensílios, tábuas de cortar e superfícies usadas para preparar frango cru. Lave bem as mãos com sabão e água morna depois de manusear o alimento. A higienização previne a propagação e a contaminação.

4. Cozimento ideal

“Certifique-se de que o frango esteja fervendo durante todo o tempo antes de servir. Corte na parte mais grossa da carne para verificar se ela está cozida sem carne cor-de-rosa e se os sucos estão claros”, orienta o biomédico.

Fonte: Metrópoles