Recém-nascido que está internado Hospital e Maternidade Dona Regina tem tumores grandes espalhados pelo corpo. Antony Levi Benvindo Freitas foi diagnosticado com linfangioma, uma malformação linfática que faz com que células saudáveis se desenvolvam de forma incorreta. Antony precisa de cirurgias urgentes para retirada dos tumores. O bebê tem menos de 01 mês de vida e o tamanho dos tumores já dobraram desde seu nascimento, de acordo com a família. A cirurgia é considerada urgente, porém ainda não foi realiza. A família procurou o Ministério Público Estadual.
No último dia 5 de setembro, o juiz Frederico Paiva Bandeira deu uma liminar ordenando que a cirurgia fosse realizada em no máximo cinco dias. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi notificada na mesma data da decisão, mas o procedimento ainda não foi realizado.
O outro lado
A SES disse que o Estado não realiza o procedimento que o bebê necessita e que disparou para ampla cotação em todo o país, em obediência à legislação. Apenas o Hospital AC Camargo Câncer Center, de São Paulo, manifestou interesse, porém o orçamento do procedimento cirúrgico pode ser repassado somente após consulta médica e avaliação que devem ser pagas antecipadamente, o que é vedado à administração pública.
Segundo o Governo, a Justiça foi informada de toda a situação para que o juiz determine como será feito o atendimento à criança. Não há previsão para a cirurgia. A SES disse que Antony Levi está recebendo todos os cuidados da equipe no Hospital Dona Regina.
*Com informações do G1 TO