Para o brasileiro, beleza não é apenas estar bonito por fora. Manter a aparência saudável reflete bem-estar interior. Para os negócios do setor, atender à nova demanda exige criatividade na hora de pensar alternativas que vão potencializar as experiências e sensações buscadas pelo consumidor.
A segmentação traz novo ritmo para o mercado da beleza. De um lado, existem salões com serviços de alta classe e preços elevados; de outro, espaços que priorizam a eficiência do serviço, como esmalterias e lojas de escovação dos fios.
Existem ainda os ambientes onde o atendimento por diversos profissionais e a qualidade da experiência são o ponto alto.
Serviços de spa, atendimento personalizado e consultoria de beleza também integram a variedade de segmentos que os negócios de beleza têm alcançado.
Confira a seguir informações e dicas sobre algumas tendências desse mercado.
Cuidados com cabelos
A saúde dos cabelos é preocupação constante das brasileiras, que tradicionalmente investem em produtos e serviços especializados para tratar as madeixas. As consumidoras querem fios bonitos e saudáveis.
O tratamento para cabelos cacheados e danificados por química está entre os serviços mais procurados.
A tendência para a coloração traz tonalidades que se aproximam do natural. Há o colorido com azul, rosa e roxo para mulheres de todas as idades.
O vermelho deixa para trás os tons fechados e aveludados para ganhar luminosidade. Cabelos loiros e castanhos continuam em alta e o contraste entre tons muito claros e muito escuros também ganha espaço.
Beleza das unhas
A tendência para o look das unhas traz design e ideia de substituir a famosa “filha única” por um par pintado às avessas do restante da mão. Se a cor principal é escura, dois dedos unidos ficam com cor clara, e vice-versa.
É preciso garantir um visual completo e sem imperfeições, oferecendo serviços extras para manter as unhas saudáveis e bem tratadas.
Para tanto, existe a aplicação de esmaltes e técnicas de preenchimento de falhas. Nesse caso, o seu negócio pode investir em tratamento e embelezamento de mãos e pés.
Datas especiais como o Réveillon, por exemplo, permitem que o profissional explore novas cores, formas e texturas. É uma maneira de potencializar o serviço de manicure e transformá-lo em um atendimento de design de unhas.
As esmalterias vieram para ficar e novos espaços que permitem o serviço de manicure e bar juntos fazem sucesso. Espaços desse tipo são chamados de clube das unhas.
Estética masculina
O público masculino tem sido uma boa surpresa para o mercado de beleza e estética. Os homens estão mais vaidosos e preocupados com marcas de expressão, redução de medidas abdominais e procedimentos de rejuvenescimento.
São clientes fiéis, que gastam mais quando gostam do serviço e indicam o estabelecimento com boas recomendações à família e aos amigos.
A manutenção da barba e das unhas tem atenção especial do público masculino. Uma boa oportunidade para aproximação com o cliente, visto que a constância do serviço cria rotina de frequência no ambiente.
Assim, o negócio que atende à beleza masculina pode criar um clube de vantagens ou políticas de desconto, que não precisam ser necessariamente em dinheiro, mas bônus em serviço.
Por Agência Sebrae de Notícias