Belezas naturais de tirar o fôlego no norte do TO são mapeadas para campanha de divulgação

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 23/01/2020

Última atualização em 23/01/2020 13:03

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

As belas praias e o pôr do Sol com tonalidades que variam do amarelo ao vermelho já são marcas registradas da região Norte do Tocantins. Mas não são os únicos atrativos da região. Em breve, cachoeiras, mirantes, trilhas e cavernas de rara beleza e praticamente desconhecidas serão apresentadas ao grande público, tocantinense e nacional, por meio de campanha institucional desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e da Secretaria da Comunicação (Secom).

O projeto conta com a direção da cineasta Eva Pereira, que está visitando os municípios da região em busca de locações. Na última semana, ela conheceu atrativos que ainda não estão abertos à visitação, como a cachoeira Santa Bárbara e o Vão do Zoado, onde há uma grande caverna, em Babaçulândia, além de trilhas e algumas das 48 cachoeiras catalogadas de Wanderlândia.

“Conheci alguns locais que já são frequentados por turistas, outros que ainda estão sendo mapeados e ainda aqueles que estão sendo invadidos de forma desordenada. Mas é importante perceber o interesse do Governo na região, em fazer o mapeamento para implantar uma política de desenvolvimento turístico sustentável o quanto antes”, revelou a cineasta, cuja produção conta com apoio do deputado estadual Elenil da Penha, por meio de emenda parlamentar.

Cachoeira em Wanderlândia – Foto – Emerson Silva

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e responsável pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, ressalta que esta demanda integra a política de turismo implantada pelo governador Mauro Carlesse, que aponta o setor como um grande vetor de desenvolvimento econômico e gerador de emprego e renda para os tocantinenses. “Vamos apresentar e ao mesmo tempo desenvolver ações na região”, ressaltou, ao citar da realização do Workshop de Turismo em Babaçulândia, em abril, numa parceria com a Prefeitura Municipal, Sebrae Tocantins e Consórcio Estreio Energia (Ceste).

Demandas

Acompanhando Eva Pereira, equipe de comunicação da Adetuc esteve em Babaçulândia e Wanderlândia para levantamento de informações sobre os atrativos turísticos, bem como das demandas locais. Cursos de formação de guias e condutores e atendimento ao público, bem como orientações voltadas a preservação ambiental e segurança dos usuários dos atrativos foram algumas das demandas apontadas pelos gestores e empreendedores das duas cidades.

O prefeito de Babaçulândia, Aleno Dias, acredita que a diversidade de atrativos atrairá turistas com perfil diverso aos dos frequentadores da praia. “É mais que necessário um planejamento estratégico de curto prazo para recebermos este público”, afirmou.

Já o secretário de Governo, Cultura e Turismo de Wanderlândia, Júnior Luiz, ressaltou que primeiro foi preciso investir na infraestrutura da cidade, mas no momento atual a Prefeitura está se voltando ao turismo. “O município tem grande potencial”, concluiu.

Fonte: Ascom Adetuc-TO
Fotos: Emerson Silva

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Marketing: Ana Negreiros

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]