No quarto de crianças ele oferece aconchego para irmãos e ainda libera espaço para brincar. Já nas casas de praia, os beliches acomodam a família toda sem apertos. Além da praticidade e bom aproveitamento dos metros quadrados disponíveis, as camas instaladas na vertical podem, sim, fazer parte de dormitórios cheios de estilo. Confira nove projetos para se inspirar:
1. O desafio para projetar essa casa de 99 m² foi lançado aos arquitetos do escritório inglês Rise Design Studio. Por toda casa, pode-se ver otimização do espaço por meio da marcenaria inteligente. Para o quarto das duas filhas do casal proprietário, eles desenharam uma plataforma com gavetões instalados no degrau e que acomoda o beliche de madeira. O móvel lúdico foi inspirado nas barbatanas de uma baleia, animal preferido das pequenas. Ainda sobrou espaço para brincar debaixo da cama mais alta.
2. Neste projeto assinado por Flavia Pimenta, a tarefa de oferecer diversão e conforto no quarto infantil fica por conta do beliche em formato de casinha. O cômodo foi desenhado para um pequeno de três anos, que passava da fase de bebê para criança. Portanto, o espaço remete ao refúgio dentro de casa, onde ele pode se sentir a vontade, e o forro de laminado preto aparece para ele soltar a criatividade nos desenhos. “É um revestimento fácil de limpar e um grande brinquedo, montado em diferentes níveis, com janelas e escadinha”, conta a arquiteta.
3. Nesta casa de praia, assinada por Gustavo e Marcelo Seferin, os tons quentes da madeira e o azul do beliche, se encontram como o mar e o calor do sol refletido na areia. O clima náutico ainda aparece em um timão instalado na parede. Para dar conforto e agradar quem gosta de ficar acordado até mais tarde, uma luminária fica acima de cada cama. Prateleiras em uma das extremidades do móvel fazem a vez do criado-mudo.
4. Os 16 m² do quarto de irmãs conta com espaço para estudar, brincar e dormir. As camas em direções diferentes foram instaladas para oferecer espaço para prateleiras e um criado-mudo ao lado da cama inferior. “Beliches devem suportar o peso das crianças e também o dos pais, que podem precisar subir, eventualmente”, disse o arquiteto Diego Revollo, responsável pelo projeto
5. Branco e madeira deixam o protagonismo das cores para o exterior verde nesta casa de praia em Paraty, no Rio de Janeiro. O beliche fica instalado no quarto de hóspedes, que ganha o clima ainda mais tropical com o forro trançado no teto.
6. A designer estadunidense Michelle Hinckley se destaca no ramo da decoração no blog 4Men1Lady. Sua casa mistura toques vintages e modernos em uma paleta sóbria com toques vibrantes. No quarto de seus filhos, o beliche conta com dois gavetões próximos ao solo e com o diferencial de acompanhar cortinas em cada cama, para que as crianças possam embalar no sono em um local escuro na medida certa. Nos dois andares, luminárias ficam instaladas ao lado dos travesseiros e um vão dá lugar para uma prateleira acima das almofadas. A ideia é ótima para substituir o criado-mudo nas alturas.
7. A marcenaria vai além do projeto do beliche nesse quarto infantil projetado por Hugo Schwartz e Alexandre Gedeon, do escritório InTown. Não apenas duas, mas quatro crianças podem dormir ali. Ainda há espaço para armazenamento em armários com portas e prateleiras, sem atrapalhar a movimentação no local e o espaço para brincar.
8. O quarto desenhado pela designer de interiores Magda Marconi é destinado apenas para um filho, mas há espaço para que ele possa receber os colegas. O beliche desconstruído substitui a bicama, muito usada em quartos infantis, e não compromete o espaço para brincar e estudar.
9. No projeto de Hana Lerner, a grande inspiração é o futebol, paixão dos irmãos que ali descansam. Para incluir o tema, a marcenaria do beliche imita um vestiário de campo e exibe camisetas de time medalhas conquistadas pelos pequenos. Na cama superior, a rede de gol oferece segurança, enquanto gavetões aproveitam todo o espaço debaixo do móvel.