Pérola Venâncio – Gazeta do Cerrado

Sabe aqueles minibolos com frases e desenhos engraçados que estão passando na sua timeline? Pois bem, uma confeiteira aqui de Palmas aderiu ao modelo e está fazendo sucesso absoluto. Yanna Góis é uma jovem de 24 anos que decidiu abrir seu negócio durante a pandemia e deu mais que certo.

O bentô cake tem origem em tradições asiáticas, e tem 10 cm de diâmetro e normalmente são de chocolate ou baunilha. Podem ser personalizados e são entregues em uma embalagem de lanche.

Yanna, que já teve experiências na confeitaria durante a adolescência, decidiu empreender já no final de sua graduação em psicologia, durante um momento difícil da pandemia da Covid-19.

“Já tive experiência com comercialização de doces durante a adolescência, eu vendia trufas na minha cidade natal, em Açailândia – MA. Posso dizer até que tive um rendimento muito grande para uma adolescente na época. Infelizmente tive que parar por conta da graduação, quando me mudei para o Tocantins” explica Yanna.

Explosão de vendas

A jovem confeiteira falou sobre como conseguiu obter toda sua renda somente com os bolos em apenas um mês de negócio. “Desde o primeiro mês de trabalho eu já consegui tirar toda a minha renda da confeitaria, tive uma demanda altíssima desde o início. Já tenho funcionário fixo desde a terceira semana de trabalho, em agosto de 2021”, ressalta. Mas isso não quer dizer que não houve esforços!

Yanna lembra que no início da sua faculdade, teve que parar com os doces que vendia desde a adolescência “Precisei parar de comercializar porque eu não tinha estrutura na minha nova casa pra fazer, estava morando longe dos meu pais”.

No último ano de graduação, quando começou a pandemia, a confeiteira teve que voltar para sua cidade natal. “Eu estava sem perspectiva nenhuma de existência e um belo dia conheci minha professora de confeitaria, ela vendia cursos on-line no Instagram e foi quando comecei a investir em bolos de casamentos, na teoria e na prática”, contou à Gazeta.

Acidente de percurso

“Eu estava muito feliz produzindo apenas os bolos de casamento, podemos dizer que o bentô cake foi um acidente de percurso”, a confeiteira disse rindo.

Durante as produções dos bolos de casamentos, Yanna também testava suas habilidades culinárias em outras receitas e compartilhava em sua redes. “Foi nessa divulgação do que eu estava fazendo no primeiro ano de pandemia que eu percebi uma grande potencialidade na venda daquele bolos, e aqui em Palmas o público era muito forte. Fui amadurecendo a ideia de voltar para Palmas e empreender de verdade”, lembra.

“Eu sabia que para ser popular em Palmas eu precisaria vender frações dos meus produtos. Então, tive a ideia de vender fatias de bolos, mas uma cliente gostou muito do bentô cake e me pediu que eu fizesse um só pra ela. Hoje em dia ele é meu carro chefe!”, afirmou Yanna.

O primeiro bentô foi um sucesso. Desde então, Yanna começou a estudar o mercado, um modelo de empreendimento e viu suas vendas explodirem. De mil e duzentos, seus seguidores nas redes sociais subiram pra 10 mil em pouco menos de 6 meses, assim como o seu negócio. Conseguiu conciliar os 5 últimos meses da faculdade com sua empresa e se formou em janeiro deste ano.

A confeiteira falou também sobre os bolos mais marcantes. “Me lembro bem de um que me chamou muito a atenção. Uma moça encomendou um para o namorado com a legenda“best dick ever”. Fiquei receosa de fazer por ser um conteúdo sexual, mas o público gostou bastante e inclusive é um dos conteúdos que mais viralizam”, lembrou Yanna. “Outro foi de uma moça que quis presentear a amiga que estava com câncer de mama e na legenda dizia “fuck cancer”. São muitas histórias! Fico até emocionada”, disse.

A empreendedora ressaltou sobre a importância de se profissionalizar e considera seus cursos de confeitaria uma segunda graduação. “Eu acho que valeu muito a pena ter me esforçado nisso. Muita gente me chamou de louca por deixar a psicologia em segundo plano”, lembra. Hoje ela afirma que sua atuação na psicologia é algo incerto, já que o negócio ocupa um espaço integral em sua vida, mas que gostaria de continuar se especializando.

“Quero muito aumentar a produção, ainda sou uma micro empreendedora individual e preciso de mais equipamentos, maquinários etc” concluiu.

Você a encontra por meio dos contato:
WhatsApp (63) 9106-9649
Instagram: @yannagois