A berinjela é um legume rico em vitaminas (principalmente a B5) e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibras. famosa, principalmente, por combater o colesterol. Sendo um ingrediente versátil e saudável, vale a pena conferir seus benefícios e algumas opções de pratos de dá água na boca.

Benefícios da berinjela

Combate o diabetes Por ser rica em fibras solúveis, ela têm apresentado resultados positivos em relação a tolerância à glicose, redução de hiperglicemia pós-prandial e taxa secretória de insulina em indivíduos diabéticos.

Reduz o colesterol Além do efeito das fibras solúveis, que também retarda a absorção do colesterol, a fermentação destas fibras leva à produção de ácidos graxos de cadeia curta no cólon, o que resulta em uma redução do colesterol no sangue.

Ajuda a emagrecer Estes efeitos das fibras solúveis da berinjela na digestão aumentam a sensação de saciedade, o que evita a ingestão de calorias não necessárias, que podem levar ao ganho de peso.

Aumenta a imunidade Ao estimular as bactérias do intestino, as defesas do nosso corpo também são reforçadas, já que 60% das imunoglobinas estão nele. Além disso os ácidos graxos de cadeia curta resultantes da digestão das fibras impedem com que bactérias ruins do intestino se transportem para a corrente sanguínea, evitando que elas infectem o corpo todo.

É rica em antioxidantes A casca da berinjela deve sua coloração arroxeada aos flavonoides chamados de antocianinas. Elas protegem nosso organismo de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, infecções virais e obesidade, devido a sua ação antioxidante, que protege o DNA das células e evita inflamações. Ao que tudo indica e alguns estudos comprovam, quando a farinha de berinjela é feita com a casca, ela preserva esses nutrientes, colaborando dessa forma para a nossa saúde.

3 Opções de pratos

Clássico provençal, o ratatouille pode ser servido como antepasto ou acompanhamento. Mas nada impede que seja uma refeição leve, acompanhada de um belo pedaço de pão. A receita fica pronta em 1h.

Clássico provençal, o ratatouille pode ser servido como antepasto ou acompanhamento. Mas nada impede que seja uma refeição leve, acompanhada de um belo naco de pão (Foto: StockFood / Gallo Images Pty Ltd.)

Salada com macarrão e outros legumes é uma opção  perfeita para marmitas.

 

Salada de macarrão, berinjela e abobrinha, criação de Viko Tangoda: legumes e massa num prato superequilibrado e colorido. Marmita Acervo Brutto, guardanapo Valencien (Foto: Elisa Correa / Editora Globo)

Caponata da chef é uma ótima opção de entradinha vegana. Com apenas quatro ingredientes e 35 minutos de preparo, a receita rende 4 porções.

Caponata de legumes (Foto: Divulgação)

Além das opções acima pode inovar criando uma boa macarronada de berinjela que é ótima para consumir no almoço ou no jantar assim como a lasanha de berinjela . O antepasto de berinjela é um ótimo aperitivo e é uma receita rápida e fácil de se fazer e uma boa opção é servir com torrada de pão integral.

 

Pra uma entradinha basta colocar um fio de azeite em uma panela e refogar a cebola e o alho. Depois adicionar os pimentões e, quando estiverem macios, adicionar a berinjela. Quando estiver macio, adicionar o orégano, o vinagre branco e o azeite e depois temperar com sal e pimenta a gosto.