Maju Cotrim

Gylwander Peres, conhecido como Gil Peres, está na disputa por uma das oito vagas de federal e mobilizou no final de semana a região do Bico do Papagaio.

Além de corpo a corpo com lideranças e ouvir demandas o que marcou as agendas foram as propostas e defesas dele para grandes projetos da região.

A agenda foi concluída com uma reunião na cidade de Itaguatins com a presença de diversas lideranças da região, Vereadores, vices-prefeitos e líderes municipais. “Neste encontro nós discutimos a viabilidade econômica do Bico. Nós apresentamos os números atuais de famílias que estão abaixo da linha da pobreza, discutimos que o Bico é uma região promissora que tem tudo pra dar um salto economicamente, mas que depende acima de tudo dos grandes projetos, que já foram iniciados”, defendeu.

Projeto Sampaio

“Nós temos o projeto Sampaio, que é fruticultura irrigada, de cunho social muito grande que em funcionamento vai gerar mais de 3 mil empregos diretos, impulsionando toda a economia, não só do bico do papagaio, como no Tocantins mas dos estados vizinho. O Sampaio poderá transformar aquela região numa mini Petrolina, com a exportação de frutas. Esse projeto está paralisado por questões técnicas, depende de uma reavaliação e de uma reformulação para que o ministério do desenvolvimento regional libere os recursos para a sua conclusão”, defendeu.

Ecoporto

Ele também falou do Ecoporto de Praia Norte. “Já o ecoporto de Praia norte vai ser um terminal logístico fundamental para o Tocantins, talvez o mais importante, porque está ali num ponto importante. Ele vai interligar as regiões norte com centro oeste e nordeste, vai ser um entreposto de mercadoria grande e vai dinamizar a economia do bico e de toda a região”, explicou.

Atualmente problemas técnicos impedem a liberação do Porto que está com sua infraestrutura praticamente concluída. O ecoporto também com a hidrovia tocantins Araguaia, vai ser um dos grandes portos da região norte, o que vai dinamizar muito a economia.Então o que nós estamos falando é de tornar viável essa região com projetos que dependem de alinhamento técnico, isso nós vamos fazer em parceria com o governador Wanderlei Barbosa, e recursos federais que é o trabalho que um parlamentar faz. Então a nossa defesa hoje é de que precisamos viabilizar o Tocantins, e pra isso precisamos consolidar os grandes projetos do estado”, defendeu.