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Conteúdo Especial Gazeta do Cerrado
A Gazeta do Cerrado traz através da coluna “Nosso Direito” a Web Série: “Black ‘Fraude’?” Em 3 episódios comandados pelo jornalista e publicitário Marco Aurélio Jacob (@MarcoJacobBrasil) que entrevista a consultora advogada empresarial Jaqueline Paiva (@EmpresarialComJacqueline).
Esta WEB série é a estreia da Coluna “Nosso Direito” da Gazeta do Cerrado, que agora contará com apoio audiovisual com esta série iremos abordar as principais preocupações em relação às fraudes e golpes mais aplicados no Brasil. Estes dados valem não só para o mês de novembro e a Black Friday: VALEM PARA NÃO SER ENGANADO QUALQUER TIPO DE OFERTA!
Estas dicas não perdem a validade, pois servem tanto para compras pela internet (on line), quanto para descontos e grandes ofertas em qualquer época do ano e em qualquer tipo de compra ou promoção ou saldão.
Em caso de golpe, saiba como denunciar:
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Não deixe de assistir antes de escolher as promoções e tenha a informação como sua principal aliada na hora de aproveitar as promoções.
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E para quem quiser conhecer os materiais da Coluna Nosso Direito é só clicar aqui:
Assista abaixo a Web Série Completa (exclusiva Gazeta do Cerrado):
Além dos matérias em vídeo, trouxemos uma pesquisada realizada pela nossa estagiária Jéssica Albuquerque sobre o aumento de reclamações no comércio eletrônico.
Na busca por menores preços o consumidor já fica à espera da Black Friday, um evento anual ocorrido na ultima sexta feira de novembro. Porém, mesmo com todas as vantagens que esse evento dispõe sejam as promoções ou economias, as reclamações por parte do consumidor, ainda são fatores recorrentes durante a Black Friday.
De acordo com o site Reclame Aqui, nos últimos cinco anos, o retrospecto quanto ao número de reclamações foi variável.
Reclamações em números POR ANO:
2015
- Os brasileiros optaram por pesquisar mais e comprar menos. Foram registradas 4,4 mil reclamações.
2016
- O consumidor também foi mais cuidadoso durante as compras. Neste ano, a redução quanto ao número de reclamações foi de 34% em relação à 2015, onde foram registradas 2,9 mil.
2017
- As queixas chegaram à marca de 3,5 mil, um aumento de 20,6%, este também em consequência do crescimento nas vendas.
2018
- As reclamações alcançaram um número de 5,6 mil demonstrando uma busca mais aprofundada por parte do consumidor, em relação à Black Friday.
2019
- Ainda na metade do evento foram registradas 7,1 mil queixas segundo o jornal Valor Econômico, um aumento de 50,5% em relação ao ano anterior. Já o Procon na ocasião, alegou que foram registrados 439 atendimentos de consumidores em relação à Black Friday, sendo 218 reclamações e 221 consultas e orientações.
Principais motivos de reclamações:
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Propaganda enganosa com um percentual de 32,03%,
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Problemas na finalização da compra equivalente à 11,37%,
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Divergências de valores chegou à 8,28%,
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Atraso na entrega foi de 7,83%
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Estorno do valor chegou à 4,29%
No ano de 2019, os maiores índices de reclamações ficaram com os produtos:
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Celulares
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Tênis
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Componentes
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Peças e acessórios
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TVs
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Cartões de crédito
Esses números demonstram o quanto é importante pesquisar melhor sobre o produto que deseja comprar, tanto quanto certificar-se a loja que pretende realizar a compra.
Portanto fique alerta e siga as dicas de como não cair na Black “Fraude” que estão em nossa Web Série exclusiva para os leitores Gazeta do Cerrado.
Por:
Maju Cotrim
Marco Aurélio Jacob
Estagiária: Jéssica Albuquerque