Com a Black Friday se aproximando algumas lojas já estão promovendo um esquenta para a data que oferece descontos nos preços dos produtos vendidos nas lojas do comércio de rua e nas lojas on-line. Pensando nisso, o Procon Municipal de Palmas preparou algumas dicas para que os consumidores não caiam em armadilhas, mas aproveitem para encontrar as melhores ofertas e economizar.

Para os consumidores que pretendem adquirir produtos pelas lojas virtuais é importante lembrar que existem sites e ferramentas que ajudam na hora de comparar preços em diferentes lojas. Por isso é importante pesquisar para ter certeza de que está pagando mais barato pelo mesmo produto. Outra dica é ficar atento à reputação da loja, para não cair em golpes. O consumidor deve averiguar as informações sobre o site, tais como CNPJ, endereço físico e reputação comercial. Lembrando que as compras realizadas pela internet podem ser canceladas em até sete dias, sem a necessidade de uma justificativa.

Já para as compras realizadas nas lojas físicas do comércio e de rua, é fundamental que o consumidor exija a nota fiscal, pois, esse é o principal instrumento que comprova a relação de consumo e poderá ser indispensável em caso de necessidade de ajuizamento de ação ou reclamações administrativas nos órgãos de proteção. O consumidor deve saber também que os preços promocionais praticados não afetam os direitos já garantidos na legislação. No caso dos produtos que são adquiridos com defeito, por exemplo, o estabelecimento não pode se negar a realizar a troca ou reparo, considerando o prazo garantido por lei.

Os comerciantes devem também informar previamente as possíveis diferenciações de preço a partir da forma de pagamento ou incidência de taxas, juros ou acréscimos de valores referentes a parcelamentos ou as condições especiais de pagamento.

Outra dica é ficar atento às possíveis publicidades enganosas. De acordo com o secretário executivo de Defesa do Consumidor, Dúlcelio Stival, caso seja identificada esse tipo de situação, deve-se acionar o Procon Municipal de Palmas, através dos canais de atendimento disponíveis no órgão, para que as medidas administrativas legais sejam tomadas.

Denúncia

Para realizar uma denúncia através dos canais de atendimento do Procon Municipal de Palmas o consumidor deve entrar em contato pelo seguinte número: (63) 99282-9640 ou ainda pelos e-mails: atendimentoprocon@palmas.to.gov.br cartorioproco[email protected]. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.